Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Turismo como indutor da economia é tema de debate em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou do debate que teve como tema “Pesquisa, inovação e promoção do ambiente de negócios”

A 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho & Exprotel, realizada em Florianópolis (SC), nesta semana e também o 3º Seminário de Secretários Municipais e Trade Turístico de Santa Catarina.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou do debate que teve como tema “Pesquisa, inovação e promoção do ambiente de negócios”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Indústria Hoteleira de Santa Catarina (ABIH-SC).

O ministro defendeu a melhoria do ambiente de negócios no país para ampliar a atração de investimentos e desenvolver a indústria brasileira de Viagens e Turismo de maneira sustentável.

“Temos a maior diferença entre o nosso potencial turístico e o realizado. Um exemplo disso é que somos o 1º país em atrativos naturais, mas o 126º no quesito priorização do governo para o turismo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Precisamos reverter esse cenário”, avaliou.

Lummertz reforçou a importância da mudança do pensamento estratégico em Turismo para alcançar resultados de magnitude na economia. “O turismo precisa ser encarado como agente indutor da economia e não ao contrário. O tempo do ‘a economia vai bem, então o turismo pode se desenvolver’ deve ser invertido. Chegou a vez de o turismo desenvolvido fazer a economia ir bem. Essa fórmula está sendo praticada pela França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e tantos outros”, disse o ministro. Ele também apresentou aos participantes o Prodetur + Turismo, linha de crédito do BNDES que disponibiliza R$ 5 bilhões para gestores públicos e empresários interessados em investir no setor.

A hotelaria está entre as principais atividades econômicas impactadas pelo turismo. É responsável por 350 mil empregos formais e 1,5 milhão de postos de trabalho indiretos no país. E o setor está otimista com o cenário econômico. Pesquisa recente do Ministério do Turismo com 664 empreendimentos de todos os portes apontou que 64,2% dos entrevistados manifestaram a possibilidade de realizarem investimentos nos próximos meses.

Encatho & Exprotel 

O Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e a Feira Exprotel reúnem empresários e profissionais do segmento, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores do segmento, entidades do trade, governos e meio acadêmico para gerar negócios e networking e também discutir pautas diversas do setor, especialmente novidades, tendências e inovações em produtos e serviços relacionados ao setor de acomodações. Neste ano, o tema da 31ª do evento foi “Pessoas e Tecnologia na Hotelaria”.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Roberto Castro/MTur