Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Enoturismo ganha força na Serra Catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. conheceu a Rota dos Vinhos Finos de Altitude. Vinhos da região atraem 55 mil turistas na Vindima, em março

Para os amantes de um bom vinho, a Serra de Santa Catarina pode ser o destino de uma viagem por paisagens cênicas e sabores que remontam a várias partes do mundo. Conhecida como Rota dos Vinhos Finos de Altitude, o caminho composto por 22 vinícolas recebeu na última sexta-feira (27) a visita do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que conversou com produtores sobre o potencial do enoturismo na região.

“Está consolidado o grande programa de produção de vinho de altitude em Santa Catarina, com vinícolas abertas à visitação, e fortalecendo um novo tipo de turismo. O turismo de experiência, que ajuda a indústria, a agricultura, o comércio. A atividade turística não é passiva, ela é geradora de riquezas. Prova disso é que o que está sendo feito aqui já é realizado em outros países como Itália e França, países fortes no segmento. Esse é o futuro de Santa Catarina e também do Brasil”, defendeu o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Concebido há três anos, o roteiro passa por nove cidades catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias. Responsáveis pela produção de 1,5 milhão de garrafas por ano, a rota recebe durante a Vindima, em março, 55 mil turistas.

“O turismo é a grande oportunidade de desenvolvimento econômico e social de toda a Serra de Santa Catarina. Mas especialmente o enoturismo alavanca importantes oportunidades de negócios como hotéis, pousadas e restaurantes, trazendo desenvolvimento para a região”, explicou o novo presidente da Associação de produtores de Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Acari Amorim.

Enoturismo 

O Ministério do Turismo tem atuado para fortalecer o segmento de enoturismo no País, motivado pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem a bebida. A Pasta já, em 2016 e 2017, seminários para discutir os desafios e perspectivas para o desenvolvimento do turismo nas vinícolas brasileiras.

Com mais de 1.100 vinícolas, do Rio Grande do Sul a Pernambuco, o enoturismo tem se tornado cada vez mais um estímulo para alavancar o setor vitivinícola e gerar oportunidades de negócios nessa área, em todo o Brasil. De acordo com estudos do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), porém, atualmente cerca de 25% das vinícolas exploram atividades turísticas regularmente.


Empresários pedem ao ministro Lummertz menos impostos a produção de vinhos

A pesada carga tributária que incide sobre as vinícolas e a produção vinhos como o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social –Cofins e o Programa Integração Caixa Social – PIS, que fazem com que a tributação sobre o vinho nacional chegue a 58,29% do custo de produção.

Esta foi uma das reivindicações dos empresários donos de vinícolas da Serra Catarinense ao ministro do Turismo Vinicius Lummertz, durante visita a São Joaquim, também na tarde de sexta-feira (27).

Ao recepcionar num almoço regado a vinhos finos o ministro, sua comitiva, políticos e convidados, o empresário Saul Bianco, dono da vinícola Leone di Venezia falou de sua origem, sobre o empreendimento em enologia e lamentou que a carga tributária seja tão pesada no Brasil.

“Precisamos reduzir a carga tributária para que nossos vinhos sejam mais competitivo, porque os vinhos importados do Chile e Argentina são produzidos praticamente sem impostos. Por isso chegam tão baratos no mercado nacional”, declarou.

O prefeito de São Joaquim Giovani Nunes falou da importância da integração dos municípios para implantar os roteiros do enoturismo e reforçou pedido para que o ministro que é catarinense, ajude a Serra Catarinense. O prefeito protocolou dois ofícios com o ministro. Por mais de 30 minutos, o ministro falou de assuntos como a integração regional de negócios, a importância de obras de arte e cênicas, das belezas da Serra Catarinense.

“A nossa percepção em Santa Catarina, ainda é que o turismo é um polo passivo da economia. Mas o turismo é uma parte ativa, geradora de riquezas, não gera acumulação de capital e por isso temos de intensificar a atividade”, defendeu. Ele observou que ano passado, um em cada cinco empregos no mundo foram gerados pelo turismo.

Presenteado com vinhos premiados, o ministro visitou também a vinícola Villa Francioni e foi recebido por uma das proprietárias, Adriana Borges de Freitas. Depois conheceu a vinícola D’Alture, do empresário Don Roberto Chaves e foi até o Parque de Exposições de São Joaquim, onde prestigiou um rodeio e a abertura da 11ª Cavalgada da Nevasca.

Vinícola D’Alture demonstra a importância do Enoturismo para o Ministro Vinicius Lummertz

O Ministro do Turismo Vinicius Lummertz foi calorosamente recebido pela staff da Vinícola D’Alture no final da tarde desta sexta-feira (27), mais do que isto, a destreza e a peculiaridade de atendimento da equipe, impressionou o ministro Lummertz, o qual foi recebido na porta pelo próprio chairman da vinícola Don Roberto Chaves que abriu a visita com o melhor espumante da casa.

A mais moderna vinícola da altitude foi apresentada ao Ministro e sua comitiva com uma vista guiada pelo hall de entrada em forma de túnel e sua arquitetura ousada. O Ministro foi então levado ao cave e aos tanques onde pode apreciar direto da fonte um dos melhores vinhos brancos da atualidade.

Mais do que isto, o empresário Roberto Chaves levou o ministro ao horizonte da vinícola onde demonstrou o investimento e toda a importância do enoturismo para a posteridade. Algo até então inédito na incalculável história de São Joaquim.

“Me sinto muito feliz pelo que vi aqui na D’Alture, os vinhos estão cada vez mais destacáveis, uma qualidade supreendente. Fiquei feliz por saber deste importante investimento que esta alavancando cada vez mais o enoturismo e desenvolvendo cada vez mais a região” Declarou o Ministro Lummertz

Turismo como indutor da economia é tema de debate em Santa Catarina

Durante o Enchato Exprotel, realizada durante a semana, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou do debate que teve como tema “Pesquisa, inovação e promoção do ambiente de negócios”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Indústria Hoteleira de Santa Catarina (ABIH-SC).

O ministro defendeu a melhoria do ambiente de negócios no país para ampliar a atração de investimentos e desenvolver a indústria brasileira de Viagens e Turismo de maneira sustentável.

“Temos a maior diferença entre o nosso potencial turístico e o realizado. Um exemplo disso é que somos o 1º país em atrativos naturais, mas o 126º no quesito priorização do governo para o turismo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Precisamos reverter esse cenário”, avaliou.

Lummertz reforçou a importância da mudança do pensamento estratégico em Turismo para alcançar resultados de magnitude na economia. “O turismo precisa ser encarado como agente indutor da economia e não ao contrário. O tempo do ‘a economia vai bem, então o turismo pode se desenvolver’ deve ser invertido. Chegou a vez de o turismo desenvolvido fazer a economia ir bem. Essa fórmula está sendo praticada pela França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e tantos outros”, disse o ministro. Ele também apresentou aos participantes o Prodetur + Turismo, linha de crédito do BNDES que disponibiliza R$ 5 bilhões para gestores públicos e empresários interessados em investir no setor.

A hotelaria está entre as principais atividades econômicas impactadas pelo turismo. É responsável por 350 mil empregos formais e 1,5 milhão de postos de trabalho indiretos no país. E o setor está otimista com o cenário econômico. Pesquisa recente do Ministério do Turismo com 664 empreendimentos de todos os portes apontou que 64,2% dos entrevistados manifestaram a possibilidade de realizarem investimentos nos próximos meses.

Encatho & Exprotel 

O Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e a Feira Exprotel reúnem empresários e profissionais do segmento, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores do segmento, entidades do trade, governos e meio acadêmico para gerar negócios e networking e também discutir pautas diversas do setor, especialmente novidades, tendências e inovações em produtos e serviços relacionados ao setor de acomodações. Neste ano, o tema da 31ª do evento foi “Pessoas e Tecnologia na Hotelaria”.

Artur Hugen, com MTur/Foto: Livia Nascimento/Roberto Castro/MTur/Mychell Legnaghi/Divulgação