Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Deputado Colatto recebe homenagem de municípios sedes e alagados por usinas hidroelétricas

Tamanho da letra A+ A-
Parlamentar foi o responsável pela aprovação do PLC que aumenta em 20% os royalties de energia para municípios sedes de usinas e alagados

O deputado Valdir Colatto (MDB-SC), foi homenageado por sua atuação como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, em Piratuba, na última segunda-feira(30) 

Em evento de prestação de contas, a Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (Amusuh) reuniu representantes de municípios catarinenses para apresentar os resultados da atuação da entidade e traçar novos objetivos, além de homenagear o deputado Colatto por meio de um vídeo que mostrou prefeitos e lideranças agradecendo seu esforço e trabalho.

A principal conquista deste ano foi a sanção da Lei 13.661/2018 (PLC 315/2009), que possibilitou o aumento de 45% para 65% no repasse da Compensação Financeira por Uso de Recursos Hídricos (CFURH). Ao todo, 729 municípios brasileiros de 21 estados são beneficiados. Com a Lei, mais de R$ 500 milhões passaram a ser direcionados para os municípios em todo o Brasil e R$ 13,6 milhões para os 33 municípios catarinenses. Com o aumento no repasse, os prefeitos poderão investir nas áreas prioritárias de cada município, atendendo as demandas da população.

Colatto agradeceu o reconhecimento da Associação e destacou que a população de cada município será beneficiada. “Agradeço a homenagem e o trabalho que foi feito. Não foi sozinho, e sim de toda a Frente Parlamentar, deputados, senadores. Sinto-me honrado em poder ter liderado esse processo. Vamos continuar essa luta”, destacou o deputado. 

O presidente da Amusuh e prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória, evidenciou o empenho do parlamentar na atuação como presidente da Frente. “O deputado tem sido um grande aliado em defesa e dos interesses dos municípios que são sedes e alagados. Uma articulação muito  bem feita, principalmente pelo deputado, merece todo nosso reconhecimento e homenagens”, pontuou Salmória.

A secretária executiva da Amusuh, Terezinha Sperandio, exaltou o trabalho do deputado desde 2015, e destacou o comprometimento com a causa. “Colatto, acima de tudo, foi um norte para a Associação, em muitas ações e momentos políticos. Ele sempre foi o nosso guia. O trabalho dele foi uma âncora, e está aí, inúmeros resultados que a gente teve dentro do contexto. É uma pessoa comprometida com a causa. A Amusuh e os municípios foram vitoriosos com o apoio político do deputado”, enfatizou Terezinha.

Participaram do evento, além do deputado Colatto, do presidente Lucimar e da secretária executiva Terezinha, prefeitos, secretários e vereadores de municípios banhados por usinas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Relação dos municípios catarinenses beneficiados: Abdon Batista, Águas de Chapecó, Alto Bela Vista, Anita Garibaldi, Apiúna, Arabutã, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Capinzal, Caxambu do Sul, Celso Ramos, Cerro Negro, Chapecó, Concórdia, Guatambú, Ibirama, Ipira, Ipuaçu, Itá, Joinville, Lages, Lontras, Paial, Peritiba, Piratuba, Porto União, Rio dos Cedros, São Domingos, São José do Cedro, Schroeder, Vargem e Zortéa. 

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação

Confira a previsão de valores http://valdircolatto.com.br/valores-municipios-sc-cfurh/