Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Simplás fala sobre educação e sustentabilidade na Interplast 2018

Tamanho da letra A+ A-
Presidente do sindicato e conselheiro da Abiplast, Jaime Lorandi apresenta A Solução dos Plásticos nos dias 14 e 15 de agosto, em Joinville

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) está levando a tarimba de quem criou e implementou iniciativas de educação e sustentabilidade como Plástico do Bem, Recicla Plastech Brasil e Descarte Certo – Tampas de Plástico à principal feira de transformação plástica do Brasil na temporada.

Presidente do sindicato e conselheiro da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Jaime Lorandi (foto) fará duas apresentações de A Solução dos Plásticos, nos dias 14 e 15 de agosto, em Joinville (SC), durante a Interplast.

O evento ocorre nos pavilhões da Expoville, onde o Simplás também marcará presença com um estande coletivo de oito empresas expositoras e uma missão técnica com aproximadamente 50 empreendedores da Serra Gaúcha.

Dia 14 (terça-feira), às 12h30, Lorandi fecha o encontro da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP) da Abiplast. A reunião, que começa às 9h30, na Sala Acácia, número 13, é dirigida ao grupo formado por empresas e representantes do setor de reciclagem de material plástico e transformação de material reciclado. Já no dia 15 (quarta-feira), às 18h, na Sala Violeta, número 14, a apresentação será aberta ao público, de forma gratuita, porém, com vagas limitadas. Nos dois casos, é necessário efetuar o credenciamento prévio para acesso à Interplast, pelo  site interplast.com.br. (Confira abaixo o serviço completo). 

A palestra A Solução dos Plásticos foi desenvolvida pelo Simplás ao longo de aproximadamente um ano de pesquisa e aprimorada em fóruns nacionais do setor, sob a coordenação da Abiplast. O conteúdo se originou da constatação de que a opinião pública carece de informações isentas, precisas e atualizadas a respeito dos benefícios do plástico para a humanidade - e das formas corretas de destinação pós-consumo.

“O avanço na qualidade de vida no mundo anda junto com o maior uso dos materiais plásticos. Não importa qual será a matriz energética do futuro, o que sabemos é que usaremos mais plásticos. O plástico é solução. Se quisermos erradicar a fome, a sede e a miséria do planeta, iremos utilizar cada vez mais plásticos”, afirma  presidente do Simplás e conselheiro da Abiplast, Jaime Lorandi.

Segundo o dirigente, qualquer perspectiva de evolução no comportamento coletivo atual passa, necessariamente, pelo investimento em educação. Uma experiência recente neste sentido já entrou em funcionamento pelo próprio Simplás, em março de 2018, com o projeto Plástico do Bem. A iniciativa alia educação e sustentabilidade disseminando conceitos básicos de destinação correta de plásticos pós-consumo entre professores, estudantes e familiares, além de criar a possibilidade de geração de recursos extras para a rede de ensino público por meio da reciclagem. Neste momento, a iniciativa já rende dividendos para 20 escolas, que atendem cerca de 6,5 mil alunos de educação fundamental da rede municipal de Farroupilha (RS).

“O sujeito ativo da poluição são as pessoas. A solução é educar para separar e destinar corretamente. Cada consumidor é o primeiro responsável pela destinação após o consumo do plástico. O plástico é bom e acessível para toda a humanidade. Mesmo que o município não conte com coleta seletiva, não há justificativa para cada pessoa ou família não desenvolver em casa o hábito de separar o plástico limpo e depois cobrar das autoridades. Novos tempos exigem novos hábitos, então, vamos aprender a separar o que utilizamos e destinar para reciclagem”, sentenciou Jaime Lorandi.

Artur Hugen, com AI/Simplás/Gabriel Izidoro/Foto: Júlio Soares / Objetiva

Serviço

Palestra A Solução dos Plásticos na Interplast, em Joinville 

Quando: 14 de agosto (quarta-feira)

Horário: 12h30

Onde: Sala Acácia, número 13, no Centro de Convenções da Expoville

Publico: integrantes da Câmara Nacional de Recicladores de Material Plástico (CNRMP) da Abiplast

Confirmações de presença: pelo e-mail rsvp@abiplast.org.br

Credenciamento para acesso à Interplast: pelo site interplast.com.br