Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

América do Sul traça estratégia para desenvolver parques temáticos

Tamanho da letra A+ A-
Evento debateu ações para desenvolvimento do segmento. Isenção de tributos para importação dos equipamentos dos parques pode potencializar investimentos e gerar empregos

Representantes do Ministério do Turismo participaram nesta segunda-feira (06) da abertura do Industry Showcase & Tabletop Networking. O evento realizado no Wet'n Wild, em Itupeva (SP) reúne, até esta terça-feira (07), 22 empresas especializadas em equipamentos para parques temáticos, além de empresários brasileiros do setor.

Organizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o evento propõe a integração entre empresários e fornecedores na expectativa da adoção permanente da isenção tarifária para a importação de equipamentos. O ministro Vinicius Lummertz esteve na abertura do evento e falou sobre o impacto que a medida pode representar para o turismo brasileiro.

"Temos que aprender com as lições que vêm de fora. Nosso país tem um grande potencial para parques temáticos. Precisamos transformar isso em negócios. O turismo gerou um quinto dos empregos no mundo em 2017 e estamos argumentando que temos condições de gerar mais. Os parques são elementos decisivos para a implementação desta estratégia", defendeu o ministro.

Presidente do Sindepat e organizador do evento, Alain Baldacci também destacou o papel dos parques temáticos no potencial crescimento do turismo no Brasil. Segundo ele, a regulação permanente da isenção de impostos para a importação dos equipamentos pode representar o posicionamento do Brasil e da América do Sul como o grande mercado a ser descortinado no segmento.

Primeiro palestrante do dia, o norte-americano Dennis Speigl, com mais de 50 anos de experiência no segmento de parques temáticos ao redor do mundo, resumiu o impacto dos parques temáticos não só na economia e no turismo, mas na vida das pessoas. "Nós não poluímos o meio ambiente e colocamos sorrisos nos rostos das pessoas. No fim do dia, o que pode ser melhor do que isso?", questionou.

O Industry Showcase & Tabletop Networking terá apresentações de empresas fornecedoras de equipamentos de 10 países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha, Canadá, Suíça, Argentina, Turquia, Chile, China e Brasil.

IMPACTO 

De acordo com estudo realizado pelo Sindepat, a mudança de nomenclatura dos equipamentos de parques temáticos de bens de consumo para bens de capital e a isenção de imposto de importação geraria um investimento de R$ 1,9 bilhão e abriria 56 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos. 

Artur Hugen, com Vagner Vargas/Foto Roberto Castro /MTur

Embratur defende isenção de impostas dos parques temáticos

Presidente da Embratur, Teté Bezerra, defende o fortalecimento do segmento em evento realizado pelo Sindepat

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, participou nesta segunda-feira (06), em Itupeva, São Paulo, do Industry Showcase & Tabletop Networking, evento organizado pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) para debater alternativas para aquecer o setor no Brasil e na América do Sul. Uma das metas é a isenção permanente de impostos de importação para os equipamentos dos parques temáticos, medida que pode resultar em investimentos de R$ 1,9 bilhão e gerar cerca de 56 mil empregos nos próximos cinco anos.

Em junho, o setor teve um avanço com isenção temporária da carga tributária de importação de equipamentos, iniciativa que prevê crescimento de 3% no número de empregos, apenas neste ano, alcançando mais de 11, 5 mil postos de trabalho.  

A isenção temporária autorizada pelo governo representará investimentos de milhões. “Entretanto, o setor precisa de mais. Trazer essa taxação definitivamente ao nível de bens de capital irá permitir que os parques temáticos possam planejar os investimentos necessários, lembrando que esses empreendimentos precisam, em curtos espaços de tempo, se reinventar e lançar novos atrativos”, explica a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

De acordo com Alain Baldacci, presidente do Sindepat, o evento representa a consolidação do trabalho de 15 anos da entidade que visa completar um importante passo, com o desfecho da negociação com o Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços, com apoio do Ministério do Turismo, para a regulação permanente da isenção de impostos de importação e a classificação dos equipamentos como bens de capital.  

“É muito importante para o setor e para o turismo brasileiro planejar uma política permanente de incentivo ao crescimento dos parques, para a criação de novos empreendimentos e para que o setor entre no mapa real do turismo familiar no mundo”, destaca. 

Presente ao evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, destacou que os avanços são importantes para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e incentivar a iniciativa privada a investir no turismo. “O Brasil se coloca como um dos países com maior potencial para o turismo, mas ainda tem um dos piores ambientes de negócios do mundo para seu desenvolvimento. Resolvendo questões como a do excesso de tributos, o turismo, em todas as áreas, poderá gerar ainda mais empregos e renda”, ressalta.   

O secretário de Comércio e Serviços, do Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços, Douglas Finardi Ferreira, lembrou as recentes medidas que possibilitaram o aumento da competitividade do setor, como a reforma trabalhista, que regulamentou o trabalho intermitente, e a própria isenção temporária dos tributos para os equipamentos. Entretanto, ele reconhece a necessidade de políticas permanentes para a manutenção e renovação dos parques.

“Os parques precisam de atrações novas para fomentar a revisitação e receber visitantes das novas gerações. É necessário desenvolvermos uma política permanente para investimentos de grande porte no segmento. Trabalhamos em parceria com MTur e Receia Federal e, em conjunto com Mercosul, para uma política perene para redução, até zero, da alíquota de importação destes equipamentos. É um trabalho complexo, mas temos avançado de forma concreta e esperamos anunciar medidas em breve para que o setor tenha mais investimentos e possa receber mais turistas nacionais e internacionais”, defende. 

O encontro contou também com presença de parlamentares, lideranças do trade nacional e autoridades internacionais como Benjamin Liberoff, vice-ministro de Turismo do Uruguai; Heriberto Cabrera, presidente da Associação Argentina de Parques e Atrações; José Luis Ayoub, subdiretor de Políticas do Fonatur, do México, e também Doug Stagner, vice-presidente executivo de operações mundiais da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Atractions).

Segundo Stagner, a principal entidade mundial do setor apoia o esforço do Brasil em desenvolver o segmento. “Acreditamos no mercado da América Latina. Trata-se da nossa última fronteira. Esse evento representa uma grande oportunidade para o Brasil e para todo continente. Vamos trabalhar juntos para o crescimento dos negócios do setor”, afirma.     

Industry Showcase % tabletop networking

Industry Showcase & Tabletop Networking, primeiro evento do setor de parques temáticos no Brasilaconteceu no parque Wet'n Wild, em Itupeva, e contou com o apoio da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Atractions). O evento reuniu 21 empresas do setor, de dez países diferentes (Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Alemanha, Suécia, Itália, Turquia e China). 

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto:Pablo Peixoto/Embratur Divulgação