Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Friooooo é intenso no Sul do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Na quarta-feira(8), a cidade de Bom Jardim da Serra registrou -8,8ºC. Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Brasil às 7h. O vento gelado fez a sensação térmica despencar para -18ºC

A garoa congelada trouxe um amanhecer gélido nesta sexta-feira(10), para dezenas de cidades do Paraná, Santa Catarina  e Rio Grande do Sul. Em Curitiba, a capital mais fria do Brasil, a mínima não chegou aos 5Cº. Em Ponta Grossa a sensação térmica foi de -2ºC. Cidades como Palmas e General Carneiro devem chegar aos -3° C.

O frio voltou e irá ocasionar temperaturas negativas em várias regiões. No interior, inclusive, a previsão do Instituto Simepar é de geada para várias cidades. E, embora remota, a possibilidade de neve, no Paraná, ainda não pode ser descartada.

Chance de neve também em Santa Catarina. Na serra catarinense, as temperaturas baixas com as mudanças climáticas criam paisagens que encantam os turistas. O frio coloca em evidência as cidades serranas, que ganham destaque na imprensa nacional.

Registro de amanhecer com temperaturas abaixo de zero também em São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra. Na quarta-feira, a cidade de Bom Jardim da Serra registrou -8,8ºC. Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Brasil às 7h. O vento gelado fez a sensação térmica despencar para -18ºC

Em São Joaquim, os primeiros flocos de neve foram registrados no Vale do Cruzeiro, há cerca de 15km do centro de São Joaquim por volta das 14h30min., de ontem (9) e perdurou por mais de 30min intercalando entre flocos de neve e chuva congelada. O Morro das Torres, em Urupema, é um dos poucos lugares onde a paisagem congela. Hoje pela manhã a temperatura chegou a -2ºC e a sensação térmica aos -6ºC , conforme a Climaterra.

São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC) registraram a menor temperatura do Brasil pela manhã e a Neve ainda pode cair nas próximas horas. O ar frio avançando pelo sul do país provoca baixas temperaturas. Além disso, um ciclone em alto mar é responsável pela umidade que chega até as Serras Gaúcha-Catarinense e permite precipitações nesse período.

O Rio Grande do Sul teve mínima de 0,5ºC e a chance de neve se confirmou com flocos que caíram por poucos minutos, nesta manhã, na cidade de Gramado. Municípios como São José dos Ausentes, Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula houve chuva congelada e podem ter alguns flocos de neve nas próximas horas, conforme a Somar Meteorologia.

Durante a madrugada, as menores temperaturas registradas no Estado foram em São José dos Ausentes, com 1,5ºC, Cambará do Sul, 2,2ºC, e Canela, 2,3ºC. 

 O ciclone extratropical, que atuava na costa, afastou-se em direção ao oceano, mas ainda favorece o tempo instável no Litoral Norte, na Serra e  em Porto Alegre, onde pancadas leves ocorreram nesta manhã. O cenário de temperaturas baixas e tempo aberto devem persistir.

Outras cidades

No Mato Grosso do Sul teve geada em pelo menos em 30 municípios. Em Dourados a temperatura mínima foi de 4ºC com sensação térmica de 1ºC

O fim de semana deve ser de céu limpo e tempo firme em grande parte dos três Estados sulistas, em razão do avanço da área de alta pressão atmosférica.  No sábado (11), há risco de chuva apenas no litoral com pancadas fracas nas primeiras horas do dia. Na serra pode haver geada no sábado. Já no domingo (12), as temperaturas começam a aumentar.

Temperaturas mais baixas do Brasil nesta sexta (10):

  • São José dos Ausentes (RS): 0,5ºC

  • São Joaquim (SC): 0,5ºC

  • Quaraí (RS): 1,4ºC

  • Bela Vista (MS): 2ºC

  • Rio Brilhante (MS): 2ºC

Da Redação, com Edição de Artur Hugen

Fotos: Marília de Oliveira, Urupema/ Diovana Lima e Fernando Keiser/ São Joaquim Online/Divulgação