Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

MMA oferece nove cursos a distância

Tamanho da letra A+ A-
Dentre os temas, estão água, unidades de conservação e resíduos sólidos. Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está com inscrições abertas até o dia 15 para nove cursos de Educação a Distância (EAD) dirigidos ao público e um exclusivo para as instituições que integram o Projeto Salas Verdes.

Dentre os temas tratados, estão Água, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos, Produção e Consumo Sustentáveis. Os cursos são autoinstrucionais (sem tutoria).

Uma das novidades é o curso "Cálculo da Compensação Ambiental para empreendimentos de significativo impacto ambiental", inédito para o público. Até então, só havia sido aplicado à turma exclusiva do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas dentro do ambiente virtual de aprendizagem do MMA. O interessado que ainda não possui login, deve fazer um autocadastro, preenchendo no próprio ambiente algumas informações.

Feito o login, os interessados poderão se inscrever em qualquer curso, ou em vários. É importante ficar atento ao prazo, pois a efetivação da inscrição está condicionada ao número de vagas.

Todo o conteúdo produzido é livre, para uso público e pode ser disponibilizado para que instituições parceiras os ofertem em suas próprias plataformas Moodle.

Salas verdes

As Salas Verdes também terão uma turma exclusiva neste mês. A do curso "Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores". Nesse caso, a equipe do MMA entra em contato direto com os coordenadores de cada espaço para instruções acerca das inscrições.

Com as políticas de redução da produção e distribuição de publicações em meio físico, o Projeto Salas Verdes vem apostando no uso de ferramentas de educação a distância, que possibilitam agregar e fortalecer a rede por meio da realização dos cursos online.

Todo mês as Salas Verdes poderão mobilizar seus públicos para fazer um dos cursos online da plataforma do MMA, formando uma grande turma, exclusivamente com os integrantes do Projeto. Até o final do ano, serão abertas seis turmas exclusivas.

"Esperamos fortalecer cada vez mais a rede das salas verdes, contribuindo para torná-la uma rede autônoma, colaborativa, onde todas as instituições interajam e possam dialogar, trocar experiências, estabelecer parcerias e atuar em sinergia na construção de valores e conhecimentos voltados à conservação do meio ambiente", diz a analista ambiental Ana Luíza Teixeira de Campos, do MMA.

Customização

Alguns cursos foram pensados e disponibilizados para públicos específicos e outros para serem ofertados de maneira livre. Além disso, diferentes estratégias vêm sendo utilizadas para a implementação dos treinamentos.

Há cursos aplicados de maneira semipresencial, com apoio de instituições parceiras, e outros integralmente a distância. Há também cursos com tutoria contratada ou voluntária e outros autoinstrucionais.

Artur Hugen, com Ascom MMA/Imagens: Divulgação

 

SERVIÇO:

Acesse o Ambiente Virtual e faça a sua inscrição