Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

OMT lança concurso de startup de turismo

Tamanho da letra A+ A-
Inscrições estão abertas até o próximo dia 03 de setembro e resultado final será divulgado em outubro

A Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com o grupo iberoamericano Globalia, realizam o  1º Concurso de Startup de Turismo da entidade. O objetivo é identificar startups nos 164 países e territórios membros da entidade comprometidas com a sustentabilidade do setor,  lançando um novo olhar sobre a forma como as pessoas viajam e vivenciam o turismo. Os interessados poderão se inscrever até 03 de setembro.

‍“Torcemos para que empreendores brasileiros apresentem seus projetos. É uma oportunidade ímpar para mostrarmos ao mundo o compromisso do Brasil com a inovação e com a transformação do turismo em um dos principais pilares de nossa economia”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

De acordo com a OMT, o  Concurso de Startup de Turismo é uma iniciativa global que visa encontrar e fomentar o desenvolvimento de startups que buscam liderar a transformação do setor de turismo. Para a entidade, como atividade multissetorial, o turismo estimula o empreendedorismo e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas além de promover a inclusão, criar empregos, reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.

O concurso é destinado a startups com os seguintes perfis: estar em estágio inicial,  inovadoras por natureza e que forneçam soluções de valor agregado e sustentáveis para o setor de turismo; com possibilidade e visão para crescer internacionalmente e que tenham um projeto piloto testado e plano de negócios. Para mais informações: www.tourismstartups.org

Artur Hugen, com informações da OMT/Foto: Divulgação

Embratur capacita trade para AdventureNEXT Latin America

Objetivo da capacitação foi apresentar as tendências do mercado internacional voltadas para o segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Os olhos do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura estarão voltados para Mato Grosso do Sul em novembro de 2018, quando acontecerá o 1º AdventureNEXT Latin America. Considerada uma das maiores trocas de experiência do segmento da região, a captação do evento ocorreu em parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul – FUNDTUR. Em função disso, o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, participou, na segunda-feira (06), do Basecamp Training, um workshoppreparatório para o evento. Ele apresentou aos 45 representantes do trade presentes dados detalhados sobre os destinos brasileiros, para melhor comercialização nos mercados internacionais.

“O Basecamp Training da Adventure Travel Trade Association (ATTA), organizadora do evento, foi um dia de treinamento em formato de workshop participativo, dinâmico e intenso, com o objetivo de preparar e motivar secretarias, hoteleiros, operadores e agentes receptivos a tirarem o melhor proveito do AdventureNEXT Latin America”, informou Alisson Andrade.

Durante a capacitação, o coordenador destacou as novas tendências de mercado, baseadas nos estudos de Inteligência Competitiva da Embratur, bem como os produtos disponíveis no portal Visit Brasil dedicado ao trade. O foco da apresentação foi o segmento de Ecoturismo e, principalmente, os produtos e os atrativos do estado de Mato Grosso do Sul, que se posiciona em 8º lugar no ranking de chegadas internacionais no País, e que recebeu mais de 80 mil turistas internacionais em 2017.

De acordo com o representante da Embratur, o Ecoturismo e Turismo de Aventura tem se tornado uma preferência em vários países, no que concerne às viagens a Lazer: “Tal segmento costuma ser combinado com experiências e sustentabilidade. O Brasil é o número um em recursos naturais de acordo com o Fórum Econômico Mundial 2017, e segundo o US News, é o número um em Turismo de Aventura. Por isso, a importância de estarmos tão presentes e trabalhando em conjunto com o destino para melhor aproveitamento da troca de experiência que o evento irá proporcionar”, destacou.

Sobre o destino – Osturistas estrangeiros que mais visitaram o Mato Grosso do Sul em 2017 foram: paraguaios, bolivianos, argentinos, portugueses, americanos, britânicos, espanhóis, franceses, colombianos e alemães.  Há pouco tempo, o Pantanal recebeu um prêmio de reconhecimento de site de viagens chinês. O destino, que é compartilhado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ficou em primeiro lugar na categoria experiências de viagens incríveis.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação