Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia é contra aumento de salário para ministros e parlamentares

Tamanho da letra A+ A-
O alerta foi feito pela senadora Ana Amélia (PP-RS), na tribuna. A parlamentar disse ser contra a proposta

A decisão tomada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal de conceder reajuste em seus próprios vencimentos, a partir do ano que vem, em 16,38%, "é inoportuna e provoca um preocupante efeito-cascata nas despesas públicas. O alerta foi feito pela senadora Ana Amélia (PP-RS), na tribuna. A parlamentar disse ser contra a proposta.

— É absolutamente inadequado este aumento, porque é uma bola de neve que reajusta conjuntamente os salários de parlamentares a nível federal, estadual e municipal. São 4 bilhões de reais a mais anualmente num quadro de desajuste fiscal como o que o país já vive, e com mais de 13 milhões de desempregados — disse a senadora no discurso contra o aumento para ministros e parlamentares.

Ana Amélia lembrou que caso o reajuste seja aprovado, o salário de cada ministro do STF passará de R$ 33,7 mil para quase R$ 40 mil. Acrescentou ainda que esta não é a única fonte de renda dos ministros da Suprema Corte, "pois cobram muito caro pelas palestras que dão país afora".

— Se o Congresso não analisar esta proposta muito criteriosamente, a conta vai ser paga pelo contribuinte, por meio do aumento de impostos — criticou a senadora, para quem o poder público deveria estar fazendo o contrário, enxugando a máquina pública.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Agência Senado/Divulgação