Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Deputado Colatto defende a conscientização no Dia Nacional da Saúde

Tamanho da letra A+ A-
O hospital São Paulo, de Xanxerê, é um dos beneficiados com recursos do deputado Colatto

O Dia Nacional da Saúde, celebrado anualmente no dia 5 de agosto, é uma data dedicada à conscientização. Com o propósito de despertar na população o valor da saúde e dos cuidados com ela, o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) tem trabalhado para aprovar leis que promovam a conscientização e garantam mais saúde para os brasileiros, além de destinar recursos para a saúde de Santa Catarina.

“A saúde é essencial para que todo o país funcione. Desde a conscientização, prevenção, até o tratamento é preciso garantir acesso à informação, condições de buscar apoio em caso de doença”, pontua Colatto.

Dentre os projetos de lei de autoria do deputado catarinense destacam-se o que prevê punição para a inutilização de órgãos e dá benefícios aos doadores, incentivando a doação, e o que quer criar uma data para incentivar a mobilização e conscientização para o câncer que acomete a laringe. Tratam-se dos Projetos de Lei (PL) 5805/16 e 8175/17, respectivamente.

O PL 5805/16, prevê que os doadores de órgãos em vida receberão credenciais de caráter vitalício permitindo o atendimento prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os procedimentos, inclusive cirurgias e de internação e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, Colatto quer penalizar os responsáveis por inutilizar órgãos disponibilizados para fins de transplante ou tratamento, ainda que de forma culposa (negligência, imprudência ou imperícia).

O PL 8175/2017 pretende instituir o “Dia Nacional do Laringectomizado”. A data deverá ser celebrada no dia 11 de agosto de cada ano, quando serão efetivadas ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe. Hoje, o câncer na laringe incide, predominantemente, em homens sendo que, em 2016, esse tipo de neoplasia foi o quinto mais comum entre os homens no País. Em 2013, representou a causa de morte de 4.141 pessoas (3.635 homens e 506 mulheres).

Além destes, Colatto também é autor do PL 1409/15 que proíbe a venda de bebidas energéticas a crianças e adolescentes. “Os energéticos apresentam doses muito elevadas de cafeína, taurina e guaraná, substâncias prejudiciais ao sistema nervoso central, que comprometem a saúde dos nossos jovens ao desencadear ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia”, alerta o parlamentar. 

Outra iniciativa que visa resguardar a saúde dos brasileiros é a proposta de Colatto (PL 4553/12) que quer tornar crime hediondo a falsificação de alimentos e remédios. “A adulteração traz consigo o perigo da contaminação e consequentes riscos para a população, podendo causar mortes, e isso é inadmissível”, enfatiza.  

Recursos para a saúde

Além da atuação legislativa, função primordial de um deputado federal, Valdir Colatto também tem se empenhado em destinar recursos para melhorar a saúde dos catarinenses. Colatto já destinou mais de R$ 57 milhões para atender as demandas de mais de 120 municípios do estado. Ambulâncias e veículos para transporte de pacientes, gabinetes odontológicos, ampliação, construção, estruturação e aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde são as principais formas de aplicação dos recursos.

Do valor total, quase R$ 15 milhões beneficiaram a rede de atendimento dos hospitais de média e alta complexidade de Santa Catarina que necessita de investimentos para atender o cidadão com mais agilidade. Os recursos foram investidos, principalmente, para o custeio dos serviços e a compra de equipamentos e aparelhos para os hospitais. “Auxiliando os hospitais, estamos ajudando toda a nossa população”, afirma o parlamentar.

O diretor do Hospital São Paulo, de Xanxerê, Fábio Lunkes, falou  sobre a importância das ações de Colatto. “Temos que fortalecer principalmente os [hospitais] de referência, para cada vez atender melhor, mais rápido os casos de urgência e emergência, principalmente os de alta complexidade, como por exemplo, cardiologia, ortopedia, neuro, são casos de urgência extrema, e quanto mais rápido for o atendimento, mais chances de salvar a vida do paciente”.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação