Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Com -3.8ºC São Joaquim tem geada e surpreendente variação de temperatura

Tamanho da letra A+ A-
Já se somam 40 dias com marcas negativas e 75 dias com geada no topo da serra catarinense

São Joaquim teve novo registro de geada durante o amanhecer desta terça-feira (14) com uma variação de temperatura surpreendente em um raio de 2km. Na estação da Epagri-Ciram a temperatura estava em 14.6ºC por volta dás 6h e sem geada e há apenas 2km dali no Bairro Jardim Bandeira havia geada e temperatura negativa.

Houve registro de geada no Vale do Caminhos da Neve há cerca de 3km do centro de São Joaquim e também na localidade do Pericó e a umidade do ar chegou a apenas 10%. 

Já se somam 40 dias com marcas negativas e 75 dias com geada no topo da serra catarinense.

Mínimas inferiores a 4°C no estado:

-4,2 Painel/G.Hugen e F.Keiser
-3,9 S.Joaquim/F.Keiser
-3,9 B.Jardim/ F.Keiser
-2,8 Urupema*
-1,8 Urubici*
-0,9 Rio Rufino*
0,4 Fraiburgo*
1,6 Curitibanos/UFSC
2,4 Lebon Régis*
2,8 Monte Carlo*
2,8 Santa Cecília*
2,8 Bom Retiro*
2,9 Lages*
3,0 Caçador*
3,9 Otacílio Costa*
3,9 Monte Castelo*

*Epagri

8,0 Florianópolis*

De acordo com o Climaterra, nesta terça-feira (14) o estado de Santa Catarina teve um dado bem relevante, se não inédito numa estação meteorológica, em Painel (Fernando Keiser e G.Hugen) a temperatura caiu de 28,4°C (14:44) para -4,2°C (05:39) em menos de 15 horas variou 32,6°C!! Uma das maiores variações registradas no Brasil em pouco tempo.

A queda do sol sobre as queimadas do inverno de um gélido São Joaquim

Com as queimadas do inverno de São Joaquim, os vapores de carbono ignescentes que trescalam da terra provocam um efeito fosfórico e a queda do sol se parece mais densa e instigante no horizonte celeste. O crepúsculo ignescente ( incandescente ) da altitude...

Uma penumbra carregada se recobre sobre a cidade, semelhante a um nevoeiro denso, mas não disperso de natureza obumbráta (coberta de sombras) e anídrica (substância oriunda de um ácido, produzida pela eliminação de uma ou mais moléculas de água). Destarte (desta maneira), como um cenário pós-apocalíptico, a beleza, mesmo que na penumbra, se parece inigualável, se tratando da altitude condensada de São Joaquim.

Previsão do tempo de hoje à 18 de agosto

QUINTA-FEIRA; massa polar em SC. Alterna nublado a muitas nuvens a intervalos de sol e poucas nuvens (mais do centro ao oeste). Alguma chance de chuva fraca/garoa isolada e ocasional, caso ocorra, em pontos do leste e nordeste de SC.

Temperatura baixa ao amanhecer e amena de tarde, mais alta no oeste.  Mínimas; 5/12°C na maior parte de SC, 8/14°C na maior parte do nordeste de SC, 6/12°C na maior parte do litoral centro sul e Grande Fpolis e entre 1/4°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com chance de geada bem isolada no fim da noite.  Máximas entre 15/21°C na maior parte de SC, 11/14°C no topo da serra/cidades+ de 1300 m, entre 23/26°C em pontos do oeste/extremo oeste.

Vento bem variável, mais de sudoeste a sudeste no litoral e áreas próximas, ocasionais iguais ou acima dos 25/45 km, períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,5 m nas praias de mar grosso/risco de ressaca, acima ou em torno dos 3,0 m no alto mar. Ruim para navegação com barco pequeno. Vento bem variável, sudeste a nordeste, rajadas ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km (bem frio na serra). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa. Pequeno risco no leste para as de longa duração pontualmente.

Artur Hugen, com São Joaquim Online/Fotos: Mychell Legnagki

SEXTA-FEIRA; massa polar em SC e nova frente fria no fim do dia entrando no Estado. Alterna nublado a muitas nuvens (mais constante no nordeste de SC) a intervalos de sol e poucas nuvens a claro (mais do centro ao oeste e sul/serra).

Temperatura muito baixa ao amanhecer e amena de tarde, mais alta no oeste.  Mínimas; 5/11°C na maior parte de SC, 6/12°C na maior parte do nordeste de SC, 3/9°C na maior parte do litoral centro sul e Grande Fpolis e entre -3/0°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada.  Máximas entre 16/21°C na maior parte de SC, 16/19°C no topo da serra/cidades+ de 1300 m, entre 25/28°C em pontos do oeste/extremo oeste.

Vento bem variável, mais de sudeste/leste a leste/nordeste no litoral e áreas próximas, ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km (mais forte no sul), períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar.  Vento bem variável, nordeste, rajadas ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km, gelado no começo da manhã. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa.

SÁBADO; massa polar em SC. Alterna nublado a muitas nuvens (mais constante no nordeste de SC) a intervalos de sol e poucas nuvens a claro (mais do centro ao oeste e sul/serra).

Temperatura muito baixa ao amanhecer e amena de tarde, mais alta no oeste.  Mínimas; 5/13°C na maior parte de SC, 7/12°C na maior parte do nordeste de SC, 3/10°C na maior parte do litoral centro sul e Grande Fpolis e entre -3/0°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada.  Máximas entre 17/22°C na maior parte de SC, 17/20°C no topo da serra/cidades+ de 1300 m, entre 25/28°C em pontos do oeste/extremo oeste.

Vento bem variável, mais de nordeste/norte a nordeste no litoral e áreas próximas, ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km (mais forte no sul), períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar.  Vento bem variável, nordeste/noroeste a nordeste, rajadas ocasionais iguais ou acima dos 20/40 km, gelado no começo da manhã. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa.