Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cultura, história e turismo na palma da mão

Tamanho da letra A+ A-
Destinos nacionais oferecem tecnologia QR Code em atrativos que permitem ao turista acessar informações por meio de celulares ou tablets. Na foto Estação da Luz, São Paulo

Dados do Ministério do Turismo revelam que a maioria (57%) dos visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2017 utilizaram a internet como fonte de consulta sobre destinos locais. O número evidencia a importância da oferta de tecnologia para a atração de viajantes e motiva que conhecidos ícones do turismo nacional disponibilizem sistemas que estampam na tela de celulares ou tablets informações a respeito de seus atrativos.

Trata-se do formato QR Code (código de resposta rápida, em português), por meio do qual o viajante, ao direcionar os aparelhos a um código de barras, acessa materiais a respeito de cartões postais. É o caso de Salvador, onde placas em monumentos da capital baiana conduzem a conteúdo descritivo trilíngue (português, inglês e espanhol). A iniciativa integra o Projeto #Reconectar, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos.

A lista de locais contemplados proporciona uma verdadeira viagem pela história sotepolitana. A relação inclui o busto do fundador da cidade, Thomé de Souza, na Praça Municipal, reunindo ainda os monumentos a Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé; a Castro Alves, na praça que leva o mesmo nome do poeta, e a Dodô e Osmar, inventores do famoso trio elétrico, nascido no município.

Outra capital que investe na inovação é Florianópolis (SC). O roteiro autoguiado do Centro Histórico, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, com apoio da Prefeitura Municipal, envolve 25 pontos. A partir da Catedral Metropolitana, o circuito tem marcações no piso com mosaicos identificados pela figura folclórica do Boi de Mamão. A caminhada, de cerca de três horas, percorre igrejas, museus e praças revelando um rico patrimônio.

São Paulo, um dos principais destinos de turistas do país, também aposta na facilidade para cativar seus visitantes. Na cidade, placas instaladas na frente de monumentos ou diretamente na fachada dos imóveis reúnem informações sobre o local em português, inglês e espanhol. Os dispositivos direcionam usuários a uma página específica de cada local, elaborada pela São Paulo Turismo, contendo dados e curiosidades.

A relação de atrativos envolve pontos emblemáticos, a exemplo da Catedral da Sé, do Edifício Copan, da Estação da Luz, da Galeria do Rock e do Mercado Municipal. O projeto, que faz parte de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, envolve ainda sinalização para pedestres, que mostram a localização de destinos de interesse turístico próximos à área.

A tecnologia se faz presente ainda em Recife, capital pernambucana. Na cidade, o sistema permite ‘passear’ por símbolos do turismo local, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega, o Teatro de Santa Izabel, o Mercado São José e a Ponte Maurício de Nassau. As placas direcionam ao link do projeto Recife Antigo na Palma da Mão, organizado pela Prefeitura Municipal, que reúne dados sobre imóveis, ruas e fatos históricos.

Para utilizar o QR Code, é necessário acessar o App Store (no caso de iPhones e iPads) ou o Google Play (para Androids), buscar um dos aplicativos de leitura do sistema e fazer o download do aplicativo.

Facilidade

Desde março deste ano, o Cadastur, cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos regulares do Ministério do Turismo, utiliza a tecnologia QR Code para a emissão de certificados, com informações sobre os operadores do setor inscritos no sistema.

Conforme a legislação vigente, o cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, parques temáticos, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, guias de turismo e transportadoras turísticas.

Turismo busca apoio de presidenciáveis ao setor

Documento elaborado pela cadeia produtiva do turismo ressalta potencial do setor para liderar novo ciclo de desenvolvimento no Brasil

Com o objetivo de incluir o turismo na pauta prioritária do país e transformar o potencial brasileiro em realidade, 25 entidades e associações da cadeia produtiva do turismo que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC entregaram aos candidatos à Presidência, documento com propostas para a construção e consolidação de uma política pública do setor.

Intitulado Turismo: +desenvolvimento, +emprego +sustentabilidade, o material aponta caminhos para impulsionar a indústria do turismo como vetor importante da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos por meio de cinco pilares de ação: infraestrutura, promoção, gestão e monitoramento, segurança jurídica e competitividade.

“Essa mobilização do setor é extremamente importante para o turismo como vetor econômico deixar de ser uma unanimidade retórica e passar a ser uma prioridade na agenda estratégica do país”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. De acordo com a última edição do Estudo de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, num ranking de 136 países, o Brasil ocupa a 106ª colocação no quesito priorização do setor de turismo e viagens.

“O setor é extremamente abrangente e reúne cerca de 60 atividades econômicas. Apesar de ser fundamentalmente realizado pela iniciativa privada, é uma indústria fortemente impactada pelas políticas públicas, uma vez que depende de infraestrutura, segurança, serviços de saúde e condições macro e microeconômicas favoráveis para o seu bom desempenho, como câmbio e tributação, por exemplo”, diz o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio.

A cadeia produtiva recomenda que sejam observadas algumas premissas fundamentais para a implementação das medidas. Entre elas estão a adoção políticas de taxação inteligentes, que incluem simplificação tributária e desburocratização, para melhorar o ambiente de negócios. 

O documento destaca que é necessário dar continuidade às políticas para o turismo que devem ser encaradas como políticas de Estado e ter como premissas fundamentais a transparência e o monitoramento permanente. Um comitê de líderes empresariais tem feito a entrega do documento aos candidatos à Presidência da República independente da ideologia política dos mesmos. Todos os candidatos melhores pontuados nas pesquisas preliminares já receberam a publicação. O documento na íntegra está disponível em: http://bit.ly/TurismoPropostas

Entidades do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) que participaram da elaboração do documento:

FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem; ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas; ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos; ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura; ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis; ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais; ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil; ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras; ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas; ABRASEL NACIONAL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; ABRASTUR – Associação Brasileira de Turismo Social; ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural; ABREMAR – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos; ALAGEV – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas; ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento; BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional; BRASIL C&VB – Brasil Convention & Visitors Bureau; BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo; FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil; UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras; UNEDESTINOS – União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos.

Artur Hugen, com Mtur/Foto de capa: José Cordeiro/Divulgação

Operadores e agentes de viagens trocam experiências em Brasília

A 4ª edição do Experiência Braztoa 2018 aconteceu nesta quarta-feira (15), em Brasília, e reuniu autoridades do setor para acompanhar um dia intenso de trabalho, com troca de experiências e possibilidade de negócios entre as operadoras de turismo associadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agentes de viagens e os destinos convidados.

Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, o trabalho das operadoras de turismo deve ser valorizado, pois é essencial para formatação de roteiros e produtos turísticos de qualidade, o que aumenta a competitividade dos destinos nacionais

“O diálogo entre os operadores e os agentes de viagens é importante para o aumento nas vendas de pacotes e roteiros e para estimular novas viagens tanto para turistas domésticos quanto internacionais. As empresas ligadas à Braztoa têm números expressivos com o transporte de 5 milhões de passageiros que geram faturamento R$ 12,2 bilhões”, destaca.

O impacto econômico gerado pelas empresas associadas à Braztoa com a geração de emprego, renda e fechamento de negócios ultrapassa a marca de R$ 10,8 bilhões. A presidente da entidade, Magda Nassar explica que o evento tem caráter inovador com atrações gastronômicas, como o projeto Sabores do Brasil, e acompanha a modernização do setor como um todo. “Não fazemos uma feira tradicional e sim a abertura de um espaço diversificado para troca de experiências e fechamento de novos negócios. Além disso, abrimos o debate sobre temas relevantes para o segmento, como a luta para a atualização da Lei Geral do Turismo, que será essencial para a atividade no Brasil”, lembra.

Com 40 expositores presentes, o encontro teve foco na Região Centro-Oeste com parceria do Sebrae e recebeu caravanas de agentes de viagens de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de importante presença internacional com participação de países como Peru, Colômbia e Israel, além de destinos da região da Patagônia. O objetivo é posicionar a Região Centro-Oeste como destino turístico integrado e de qualidade nos cenários nacional e internacional.

O Experiência Braztoa 2018 já passou por Foz do Iguaçu, Manaus e Maceió. O evento de Brasília encerrou o ciclo itinerante pelas quatro macrorregiões do país. Estiveram presentes no evento o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, o Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo da pasta, Bob Santos, Caetana Franarin, subsecretária de Produtos e Políticas de Turismo da Setur/DF, Chico Maia, da Fecomércio e Aparecida Vieira, gerente do Sebrae-DF.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação