Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Corrida Oficial do Pinhão atrai centenas de competidores

Tamanho da letra A+ A-
Festa Nacional do Pinhão encerra domingo

Cerca de 470 pessoas participaram da Corrida Oficial da Festão do Pinhão. A largada aconteceu às 9h30, em frente ao Parque Conta Dinheiro, com dois percursos, um de 5 km (Avenida Camões, retorno na rótula dos Bois) e outro de 10 km (Avenida Camões até a Dom Pedro II; Avenida Belizário Ramos; Avenida Duque de Caxias; rua Getúlio Vargas e retorno pela Camões).

A proposta que visa estimular a atividade física e criar mais um atrativo durante o período da Festa, trouxe competidores de várias cidades de Santa Catarina e até de outros Estados. O representante comercial, Luiz Carlos Araújo, veio de Antônio Prado, RS, para disputar os 10km. Para ele, correr é hobby, tanto que chega a participar de 25 corridas por ano. As viagens e o turismo fazem parte do pacote.

Já para os integrantes do grupo da Academia Doctor Fit de Lages, a Corrida do Pinhão, foi a primeira competição oficial da qual eles participam. De acordo com o instrutor e dono da academia, Alexandre Sell, o grupo treina junto, aos finais de semana, há quatro meses. “Nós buscamos qualidade de vida, dentro e fora da academia, e essas competições representam um grande incentivo para quem está começando”, aponta Alexandre.

Além das categorias feminino e masculino, a corrida contou também com uma categoria exclusiva para as crianças. E essa foi a primeira disputa da Ana Julia da Luz de Souza, 6 anos, moradora do bairro Guarujá, em Lages, que acompanhou o pai dela, Edson Alexandre de Souza, que já compete profissionalmente. “A gente orientou ela a se alongar, se hidratar e ao correr não olhar para trás para não cair!”, comenta Edson.

Se para as crianças o evento representou uma brincadeira saudável, entre os adultos, a competição foi acirrada. O primeiro colocado geral nos 5km, com um tempo de 17’48, foi o atleta Jean Rominhuk, 25 anos, que mora em Timbó. Ele que já representou a Seleção Brasileira de Atletismo em 2011/2012, venceu o Desafrio em 2015, prova que possui 52 km de trajeto.

Já o vencedor dos 10km foi um lageano. O policial militar José Valdecir Correia, de 48 anos, que percorreu o trajeto em 33’57. E essa não é a primeira que ele vence a disputa. Correia lembra que venceu uma corrida da Festa do Pinhão há 23 anos. Para alcançar bons resultados como esse, a rotina de treinos é intensa e ele chega a correr duas vezes por dia, percorrendo em média 110km por semana.

Os vencedores receberam medalhas e troféus que foram entregues pelo superintendente da Fundação Cultural e presidente da Comissão Organizadora da Festa do Pinhão, Giba Ronconi, pelo secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, e o comandante da Polícia Militar, Alfredo Nogueira. O prefeito Antonio Ceron, que também participou das premiações, destacou o propósito do resgate da corrida, que “além de estimular a prática esportiva, representa mais um atrativo durante o período da festa”. A proposta, que foi sugerida ao prefeito pelo então vereador e agora secretário Samuel Ramos, foi executada de forma independente pela empresa STR Produções, que atua com eventos esportivos.

Trajeto 5 km - masculino

1º lugar – Jean Pedro Rominhuk

2º lugar – Welynthon Augusto Suptitz

3º lugar – Paulo Roberta Mota

Trajeto 5km – feminino

1º lugar – Suzete Antonieta Lizote

2º lugar – Josiane Aparecida Liz

3º lugar – Elaine de Oliveira Borges

Trajeto 10 km – masculino

1º lugar – José Valdecir Correia

2º lugar – Murilo de Souza Lima

3º lugar – Tadeu Cedron

Trajeto 10km – feminino

1º lugar – Franciele Vingla Steinck

2º lugar – Ariane Andreola

3º lugar – Scheila Cavalheiro Amaral

Artur Hugen, com informações da Secom/Prefeitura/Fotos: Antonio Vieira