Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Seminário sobre Geoparque em Cambará do Sul. E, mais: Santa Catarina invade Brasília

Tamanho da letra A+ A-
Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul será apresentado em Cambará do Sul, terça feira-(21) às 19 horas, na Casa do Turista. Já no Centro de Convenções do Parque da Cidade, Santa Catarina invade Brasília com múltiplas atrações

Cambará do Sul larga na frente e realiza seminário para abordar o tema. Com a abertura do cenário do Turismo em Cambará do Sul, cujo ícone maior é o Itaimbézinho, a Prefeitura promove o seminário sobre o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.  O início está previsto para as 19 horas no auditório da Casa do Turista, no centro da cidade, da próxima terça-feira(21).

Haverá palestra com a Secretária de turismo,  Beatris Isoppo Trindade,  que fala sobre Cambará do Sul e sua inclusão no Projeto Geoparque Canyons do Sul; a apresentação do Projeto Geoparque Cânions do Sul e sua relevância para a região, geóloga, Mestre em Consrvação Flávia Fernanda de Lima e ações do Projeto no município, a Geoeducação como eixo precursor das ações, pelo prof., Fabiano Souza que é também o coordenador do Eixo Geoeducação.

O que é Geoparque

O Brasil tem um potencial turístico ainda pouco explorado. São as regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica – definidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como geoparques.

O conceito é ainda pouco conhecido no país. O Brasil tem hoje apenas um geoparque – o do Araripe, no Ceará, que é o primeiro das Américas. No caso da região sul, incluindo o Parque Nacional de São Joaquim que é uma área delimitada, os Cânions da América do Sul, ali localizados, reúnem os atributos que são necessários para sua inclusão neste seleto grupo, mundo afora.

Para se enquadrar como geoparque, é necessário que a região possua excepcionalidade geológica com importância científica e características únicas, no nosso caso, as belas paisagens. “A Unesco, com a criação dos geoparques, pretende preservar regiões que contam a evolução dos continentes, a herança geológica da Terra. E, ainda, aliar a preservação, necessariamente, ao desenvolvimento social e econômico dessas regiões por meio do Geoturismo”, como explica, Antônio Theodorovicz, coordenador regional do Projeto Geoparks, em São Paulo (SP).

Um Geoparque deve possuir um determinado conjunto de sítios de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitam contar e aprender a história geológica da região. Os geossítios são locais de interesse geológico com valor científico, estético educacional ou económico. Um geoparque deve também dar destaque à proteção e divulgação dos valores arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais da região.

Os geoparques têm importante papel no desenvolvimento econômico da região em que está localizado, e o turismo é uma alternativa de geração de renda para a comunidade local. Com base no tripé conservação, educação e desenvolvimento sustentável, os geoparques estão organizados pela Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network), fundada em 2004, composta por 64 geoparques distribuídos por 19 países.

Turismo e compromisso 

Para se instituir como geoparque, é necessário que uma região tenha atributos geológicos e paleontológicos extraordinários, a exemplo da Serras Gaúcha-Catarinense. A implantação deve contemplar o turismo e desenvolver a economia local e modificar, assim, a realidade sócio-econômica dos habitantes da região. Os geoparques não estão apenas relacionados à existência de rochas e fósseis. O comprometimento local de participação e envolvimento da comunidade na construção e desenvolvimento são questões vitais para o sucesso do geoparque.

Da Redação, com Edição de Artur Hugen/Fotos/ Divulgação

Santa Catarina inavde Brasília

2º Catarinafest, com multiplas atrações,  vai de hoje até 26 de agosto no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

A partir de hoje, o brasiliense poderá conhecer o que há de mais representativo na cultura de Santa Catarina sem sair do Planalto Central. O Catarinafest é aquele caso em que o destino vai até você, trazendo a tradição das festividades realizadas originalmente em cidades como Blumenau, Pomerode e Joinville. A abertura da festa será com o consagrado balé da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, orgulho catarinense e a única localizada fora da Rússia.

Os dez dias de festa são dedicados a shows típicos, espetáculos de dança e à gastronomia catarinense, com sua mistura de nacionalidades que remontam à colonização da região, principalmente com influências italiana e alemã. Assim ocorrem concursos típicos da cultura do Sul do Brasil como de Lenhador, para testar a força dos homens; ver quem é bom de copo no Chopp em metro dentro da Mini Oktoberfest; e presença da rainha e princesa que receberam os títulos na Oktoberfest de Blumenau.

No campo dos espetáculos, além do joinvillense Bolshoi, está o Carnevale Di Veneza, que revive os bailes de máscaras em Nova Veneza, e o Carnaval de Joaçaba, este bem brasileiro com fantasias que relembram as festas de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. “A proposta do conceito do evento é conduzir o público brasiliense aos encantos de Santa Catarina sem precisar de passagem aérea.  Ao entrar no CatarinaFest, a sensação é de contemplar a cultura da região trazida para o espaço", comenta a idealizadora do projeto, Christiane Keiko Baba.

Serão dez dias com um verdadeiro contraste de cores, sons, sabores, atrações musicais, festas regionais, história, cultura, gastronomia, cervejas, vinhos, produtos coloniais, moda e artesanato. Quem quiser levar um pedaço de Santa Catarina para casa terá oportunidade de adquirir produtos de marcas catarinenses vindos direto da fábrica.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/AI/Catarinafest/ Foto: Paulino Menezes