Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Documento aponta diretrizes à gestão do Patrimônio Mundial

Tamanho da letra A+ A-
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, assina Carta de Goiás

Estimular a implantação de serviços, fomentar parcerias privadas e promover atrativos. Estas são algumas das ações previstas na Carta de Goiás, referendada nesta semana, pelos ministérios do Turismo, da Cultura, do Meio Ambiente e das Cidades e que busca manter investimentos em destinos históricos.

O documento foi assinado durante o encerramento do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, realizado na Cidade de Goiás (GO),

Ao longo dos três dias do evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialistas de localidades reconhecidas pela Unesco debateram experiências de gestão.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, observou que os exemplos estrangeiros podem nortear a definição de novos modelos para gerir o patrimônio cultural. “Vamos buscar as melhores práticas voltadas à atração de investimentos privados, com regras claras, que permitam um adequado ambiente de negócios”, adiantou.

Lummertz ressaltou que o Prodetur + Turismo, programa do MTur que oferece crédito a estados, municípios e empresários para melhorias na área, pode apoiar a estruturação de destinos envolvidos. Já o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, destacou o caráter estratégico do aproveitamento do patrimônio nacional. “A economia criativa que envolve a cultura já representa 2,64% do PIB, e o turismo pode ajudar a rentabilizar os ativos culturais. Esse setor tem que ter mais peso na agenda econômica do país”, sustentou.

A Carta de Goiás também defende orçamento diferenciado ao setor, além do incentivo à criação de linhas de crédito. O texto foi assinado ainda pelos prefeitos de 14 sítios culturais do Patrimônio Mundial e o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônios Mundiais, Mário Ribas Nascimento. No evento, a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Gadelha, representando o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, adiantou que a revitalização de destinos históricos terá reforço de recursos do  FGTS.

Em nome dos 14 sítios signatários do documento, o prefeito de São Cristóvão (SE), Marcos Santana, manifestou otimismo quanto a avanços no ramo. “Saímos daqui alentados pela presença dos ministros para a assinatura desse acordo. Representamos destinos que fazem parte de um seleto grupo de Patrimônios Mundiais e precisamos ser vistos com atenção. A Carta de Goiás nos dá esperança de que teremos pelo menos parte dos nossos pleitos atendidos”, comentou.

Incentivo

Também foi firmado nesta quarta, ainda na programação do encontro, um protocolo de intenções entre os ministérios do Turismo, da Cultura e do Meio Ambiente para a instituição da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. O acordo, que deverá ser convertido em projeto de lei e encaminhado ao Congresso Nacional ainda neste ano, tem como objetivos ações como estímulo ao desenvolvimento de produtos e à integração com o setor privado.

No Brasil, 21 bens ostentam o título da Unesco, sendo 14 culturais e 07 naturais. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, citou benefícios da união de esforços. “Vamos cuidar do patrimônio natural e também criar oportunidades em turismo, permitindo a geração de emprego e renda e que o patrimônio continue servindo à comunidade”, frisou. Duarte lembrou que o governo federal planeja a concessão de parques nacionais à iniciativa privada, medida que visa aprimorar a qualificação turística dos espaços.

Artur Hugen, com Mtur/Foto: André Martins/Mtur

Turismo apresenta "Sabores do Brasil" no Experiência Braztoa?

Ação voltada para divulgação da gastronomia brasileira sensibiliza agentes de viagem para promover os destinos e o turismo interno

O Ministério do Turismo realizou nesta semana, em Brasília, no Experiência Braztoa, mais uma ação “Sabores do Brasil”, que tem foco na gastronomia brasileira e divulgação dos destinos turísticos. O encontro no Distrito Federal, voltado para o Centro-Oeste, encerrou uma série de quatro eventos apoiados pela Pasta. Os três anteriores foram realizados em Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM) e Maceió (AL).

O secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, destacou a parceria estratégica do MTur com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). “Eventos como esse priorizam a criatividade e a inovação na promoção dos destinos e criam um ambiente fértil para disseminar ideias. O intercâmbio de experiências é fundamental para desenvolver o turismo e o agente de viagem é uma peça fundamental da nossa engrenagem”, disse Alberto Alves.

As intervenções gastronômicas, de acordo com a proposta do Ministério do Turismo, levaram os participantes do Experiência Braztoa a provar os diversos sabores da cozinha regional brasileira. Ao longo do dia foram apresentados 20 pratos típicos, quatro por cada região. “A gastronomia está tão ligada ao turismo que quando se fala em um destino logo a mente remete ao que se come no local a ser visitado”, disse o chefe de cozinha pernambucano, Alcindo Queiroz, que comandou o espaço Sabores do Brasil.

A gastronomia foi um dos quesitos mais bem avaliados pelo turista estrangeiro que visitou o país no ano passado. Teve aprovação de 96% deles, reforçando uma tendência mundial. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia ocupa a terceira posição nas principais motivações dos turistas que viajam pelo mundo.

O evento também destacou a economia colaborativa no turismo. Entre as experiências apresentadas pelo Ministério do Turismo, Virgo Lima, de Campina Grande (PB), coordena o projeto Quadrilhado. O kit que inclui música, dança, cenografia e comidas típicas nordestinas é apresentado em congressos e eventos realizados ao longo do ano na cidade paraibana, gerando emprego e renda para 12 quadrilhas juninas fora da temporada do São João campinense.

O secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, também ressaltou a importância do evento que promove o turismo brasileiro através da troca de experiências entre os participantes. “Todos reconhecemos a importância do agente de viagem para o desenvolvimento dessa atividade econômica no país. É ele que está na linha de frente, no contato direto com o turista, orientando suas escolhas”.

Diferentemente das feiras de turismo, o Experiência Braztoa reúne em um único dia de atividades representantes dos diversos elos da cadeia produtiva do turismo, entre operadoras, companhias aéreas, governos e entidades do turismo, além de centenas de agentes de viagens. “Sem o apoio do MTur como parceiro não estaríamos trabalhando o turismo do Brasil dessa forma colaborativa”, afirmou a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

 Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/Mtur: Fotos Divulgação

 

 

Santa Catarina invade Brasília

2º Catarinafest será realizado de  hoje até 26 de agosto no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

A partir desta sexta-feira (17), o brasiliense poderá conhecer o que há de mais representativo na cultura de Santa Catarina sem sair do Planalto Central. O Catarinafest é aquele caso em que o destino vai até você, trazendo a tradição das festividades realizadas originalmente em cidades como Blumenau, Pomerode e Joinville. A abertura da festa será com o consagrado balé da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, orgulho catarinense e a única localizada fora da Rússia.

Os dez dias de festa são dedicados a shows típicos, espetáculos de dança e à gastronomia catarinense, com sua mistura de nacionalidades que remontam à colonização da região, principalmente com influências italiana e alemã. Assim ocorrem concursos típicos da cultura do Sul do Brasil como de Lenhador, para testar a força dos homens; ver quem é bom de copo no Chopp em metro dentro da Mini Oktoberfest; e presença da rainha e princesa que receberam os títulos na Oktoberfest de Blumenau.

No campo dos espetáculos, além do joinvillense Bolshoi, está o Carnevale Di Veneza, que revive os bailes de máscaras em Nova Veneza, e o Carnaval de Joaçaba, este bem brasileiro com fantasias que relembram as festas de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. “A proposta do conceito do evento é conduzir o público brasiliense aos encantos de Santa Catarina sem precisar de passagem aérea.  Ao entrar no CatarinaFest, a sensação é de contemplar a cultura da região trazida para o espaço", comenta a idealizadora do projeto, Christiane Keiko Baba.

Serão dez dias com um verdadeiro contraste de cores, sons, sabores, atrações musicais, festas regionais, história, cultura, gastronomia, cervejas, vinhos, produtos coloniais, moda e artesanato. Quem quiser levar um pedaço de Santa Catarina para casa terá oportunidade de adquirir produtos de marcas catarinenses vindos direto da fábrica.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur e Organização do Catarinafest/ Foto: Paulino Menezes

.