Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cânion Índios Coroados, um visual espetacular e de fácil acesso

Tamanho da letra A+ A-
O índios Coroados é parte do Parque Nacional da Serra Geral. é um belíssimo cânion que também se destaca por sua riqueza geológica

O Cânion Índios Coroados é pouco conhecido, mas um lugar espetacular e de fácil acesso. O lugar oferece uma bela vista de seus 700 metros de altura para a cachoeira e o vale abaixo.

O índios Coroados é parte do Parque Nacional da Serra Geral.  é um belíssimo cânion que também se destaca por sua riqueza geológica. O cânion possui grandes paredões de basalto, em um deles estão as cachoeiras gêmeas dos Índios Coroados que se localizam em frente ao mirante, a 600 metros de distância.

Como chegar ao Cânion Índios Coroados

É bem fácil chegar ao cânion, o acesso é pela estrada de terra que liga Cambará do Sul a Praia Grande, bem no início da descida da Serra do Faxinal. São 22 km a partir de Cambará e 14 km a partir de Praia Grande.

Trilha do Cânion Índios Coroados

A trilha é bem tranquila, porque são apenas 600 metros de distância, sendo que a maior parte é plana. Há apenas uma pequena descida e subida para passar um riacho e logo o campo termina na borda do penhasco com a vista fantástica do cânion.

Mirante do Cânion Índios Coroados

O local é um mirante perfeito, com pedras que formam um pequeno platô que oferece vistas perfeitas, a borda do penhasco. O local forma a divisa natural dos estados, em cima, Rio Grande do Sul e em baixo, Santa Catarina.

Bem em frente, um pouco á esquerda se tem a vista ao longe (600 m) das cachoeiras gêmeas. Enviamos nosso drone para fotografar as cachoeiras mais de perto.

Mais à direita se tem uma visão de todo o vale até o litoral. No centro também se tem uma vista parcial do Cânion Molha Coco, o próximo da sequência, localizado no outro lado da montanha, e mais ao fundo, finalmente, o Cânion Malacara.

Informações gerais

O melhor horário para visitação é entre 10 h e 14 h. Neste horário o sol está mais em cima o interior do cânion, que consequentemente fica mais iluminado sem muita sombra dos penhascos, e é também o horário com menor probabilidade de nevoeiros.
A entrada é livre, basta atravessar a cerca e seguir pela trilha de apenas 15 minutos.

Artur Hugen, com Viagens e Caminhos/Fotos: VC/Divulgação