Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mapa vai fazer experiência-piloto com teletrabalho

Tamanho da letra A+ A-
Avanço em gestão e tecnologia na pasta permite trabalho remoto com atividades definidas pela Portaria nº 1.354/2018

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai regulamentar o teletrabalho. Experiência-piloto entra em vigor com a assinatura da Portaria nº 1.354. O funcionário que aderir ao projeto terá que ter desempenho de, pelo menos, 20% superior ao trabalho realizado nas dependências do ministério, o que será avaliado de forma permanente.

Para verificar os resultados do experimento foi criado um Comitê Gestor do Teletrabalho, composto por servidores em exercício no ministério, que vai analisar os resultados apresentados pelas Unidades Organizacionais do Mapa participantes do projeto e avaliar o desempenho dos servidores, mediante relatório trimestral, propor ajustes na regulamentação, além de apresentar documento final da experiência-piloto.

O projeto do teletrabalho no Mapa vai começar pelos departamentos de Fiscalização de Insumos Pecuários, Fiscalização de Insumos Agrícolas e de Inspeção de Produtos de Origem Animal, além da Corregedoria que é ligada à Secretaria Executiva do ministério. A inclusão de novas unidades no projeto ficará a cargo do secretário executivo.

A iniciativa foi possível graças a avanços de gestão e de tecnologia utilizada pelo Mapa, que permite o trabalho remoto ou à distância, depois da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). E obedece ao Plano Estratégico do ministério, que tem como objetivo aperfeiçoar a gestão de pessoas.

“A gestão do Ministério da Agricultura, sob o comando do ministro Blairo Maggi, está focada em resultados e não em processos. Portanto esse projeto-piloto dará a dimensão do ganho de eficiência e poderá se estender a diversos setores do Mapa”, disse o secretário executivo, Eumar Novacki.

Regulamentação

A Portaria 1.354 regulamenta as atividades realizadas fora das dependências do Mapa, mediante a certificação do trabalho e busca melhorar o ambiente organizacional, ao definir procedimentos, critérios e requisitos para a implementação do projeto, com o controle de acesso e avaliação constante do desempenho e das condições de trabalho.

Artur Hugen, com Coordenação geral de Comunicação Social/Foto: Divulgação