Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Fabricantes investem na indústria 4.0 e empresa do setor prevê crescimento de 50% em venda de equipamentos

Tamanho da letra A+ A-
A Wishbox Technologies, especializadas na revenda e distribuição desses equipamentos prevê crescimento de 50% em vendas em comparação com 2017

A utilização de impressoras 3D por fabricantes brasileiros ou com sede no Brasil contribui no impulso da quarta revolução industrial no país. É uma alternativa viável se comparada aos métodos de fabricação tradicionais já que acelera o desenvolvimento de produtos, oferece soluções customizadas e aumenta a flexibilidade de produção.

A Wishbox Technologies, especializada na revenda e distribuição de impressoras 3D desktop, somente para este ano prevê um crescimento de 50% em vendas de equipamentos especialmente para o setor industrial. Essa tendência já pode ser observada em unidades de produção de renomadas empresas como a thyssenkrupp, a Fortlev e a Embraco.

“O mercado de impressão 3D, apesar de ainda muito jovem e diante de um período conturbado da economia do país, demonstra sinais de amadurecimento. Cada vez mais observamos um aumento da procura por equipamentos profissionais disponíveis no Brasil para a impressão tridimensional que atendam o conceito da indústria 4.0.

Um comportamento que traz impactos significativos à cadeia produtiva pela agilidade com que protótipos e moldes impressos em 3D podem ser testados e, consequentemente, a redução de tempo e de investimentos para a validação de projetos”, explicam Tiago e Rodrigo Marin, diretores da Wishbox Technologies.

Conheça casos de indústrias que apostam na impressão 3D

A thyssenkrupp, uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no país e com parque fabril instalado em Guaíba, Rio Grande do Sul, está entre as empresas que já incorporaram a impressão 3D. Em paralelo à análise mais ágil dos projetos, a partir dos protótipos, a utilização da tecnologia proporcionou meios para que a empresa pudesse experimentar as soluções aos clientes. “Em um primeiro momento, as impressoras 3D mostraram um imenso potencial para tornar mais ágil e precisa a etapa de prototipação nos projetos. O amadurecimento da utilização desta tecnologia proporcionou meios para que se pudesse também produzir alguns itens específicos em baixa escala”, afirma Sérgio Roth, Gestor do Laboratório de Inovação da thyssenkrupp Elevadores.

Já a Fortlev, líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC, conquistou mais precisão e agilidade nos processos de criação ao investir em tecnologias 3D. “A aplicação do conceito da indústria 4.0 na fábrica teve como objetivo entregar a menor variabilidade possível dos produtos e com alta qualidade sem comprometer indicadores de custo. Nesse sentido, a possibilidade de testar protótipos impressos 3D trouxe como vantagem a redução da necessidade de ajustes nos moldes em fase de testes, algo que pode demandar um grande investimento monetário e de tempo não previstos”, diz o sócio e diretor industrial da Fortlev Vitor Torres.

No caso da Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para a refrigeração, antes mesmo de a empresa adquirir o seu próprio equipamento, a impressão 3D já era utilizada para testes. Para Fernando Schiessl de Souza, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Embraco com nove laboratórios que contam com grande time de engenharia, houve uma mudança definitiva em termos de manufatura de protótipos. “É um movimento sem volta a mudança da prototipagem tradicional para este novo modelo de fabricação com uso de impressoras 3D. Será competitivo no futuro quem conseguir aplicar essas tecnologias de forma econômica em larga escala”, afirma Schiessl.

Para indústrias interessadas em investir no conceito e em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, a Wishbox Technologies anuncia novidade ao mercado. A empresa que representa a holandesa Ultimaker no Brasil traz ao país com exclusividade o modelo Ultimaker S5. Um equipamento projetado para uso profissional que combina o uso de diferentes tipos de plástico de engenharia durante a impressão com alta precisão aliado ao maior volume da categoria. Também possui tela sensível ao toque e integração com um aplicativo gratuito para o acompanhamento do progresso da impressão a partir de um telefone ou tablet.

Artur Hugen, com Larissa Andrade/Rotas Comunicação/Fotos: Divulgação

Sobre a Wishbox Technologies

A Wishbox Technologies é pioneira na revenda e distribuição de impressoras 3D desktop para o Brasil. Possui equipamentos de impressão 3D de última geração das tecnologias FDM e SLA assim como scanners 3D. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como MakerBot, Ultimaker e FormLabs. Também oferece treinamento, suporte técnico e venda de insumos para as impressoras 3D, além de atendimento de consultoria gratuita para o setor industrial.

Mais informações: http://wishbox.net.br