Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Curta Lages Mostra de Cinema chega à quarta edição

Tamanho da letra A+ A-
Festival organizado pelo Coletivo Audiovisual Lageano (CAL) abre espaço para produções independentes que serão exibidas no dia 1º de setembro no Sesc da avenida Dom Pedro II

Oportunizar a exibição de audiovisuais produzidos por cineastas independentes, sejam iniciantes ou experientes, é um dos objetivos do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL) com a execução do “Curta Lages Mostra de Cinema”.

Será a quarta edição do festival organizado por produtores colaborativos do cinema lageano. Como de costume, o Curta Lages terá como local de exibição o teatro de bolso do Sesc Lages, da avenida Dom Pedro II, no próximo sábado (1º de setembro), a partir das 18h30min, com entrada gratuita.

Desde que o CAL foi criado, a produção de audiovisual em Lages e região aumentou através da atividade de acadêmicos de cursos de comunicação das universidades de Lages e de produtores independentes. Além das ações criadas pelo Coletivo, a influência de cineastas lageanos também é importante no processo da produção audiovisual em Lages.

Nomes como Fernando Leão, Fábio Bruggemann, Sara Nunes e o icônico João Amorim são lembrados constantemente pelos agentes culturais na cidade e pelos grupos que desenvolvem documentários, filmes de ficção e outros.

Nesta edição, 11 produções serão exibidas na tela do Teatro de Bolso do Sesc da avenida Dom Pedro. Os temas são diversos, documentários sobre música e preservação da memória de Lages são representados nas produções “Guitarras da Serra” e “Lages em Memórias”. Curtas de ficção com temas sociais também fazem parte da programação.

O público poderá acompanhar histórias de suspense e terror com os filmes “Proscrito” e “Spiritus Immunde”. A exibição especial será a do filme que lotou o Cine Marrocos, “A Voz da Cidade”.

Para os membros do CAL, o Curta Lages é bem mais que um espaço para exibir filmes. Segundo um dos organizadores, que também dirige e atua no filme “Spiritus Immunde”, Armin Reichert, a proposta é dar continuidade ao processo coletivo de produção audiovisual em Lages. ”Acreditamos que o Curta Lages tem a função também de gerar novos produtores na área do cinema. A continuidade do festival depende de novas ideias e novas produções. Nossa responsabilidade agora é qualificar e motivar mais ainda a produção na cidade”, opina.

Programação dividida por faixa etária e homenagens:

Todos os anos, nas edições do Curta Lages, os organizadores preparam homenagens e agradecimentos a pessoas que são e foram importantes na construção e formação da história do cinema na cidade. A equipe do CAL não revelará os nomes antecipadamente, o momento de homenagens será entre 20h e 20h30min.

Uma das novidades deste ano será a divisão da programação por faixas etárias. Luis “Tutu” Freitas é um dos curadores do Curta Lages. Ele diz que como o festival terá um longo período de exibição, e alguns filmes têm temas mais fortes, a divisão na programação foi necessária. “Temos sempre a presença de documentários e filmes de ficção com temas mais leves, estes abrem a programação a partir das 18h30min. Nesta edição, onde suspense, terror e o suicídio são representados, iniciam as exibições, logo após as homenagens”, informa.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Divulgação

Veja a lista dos filmes selecionados:

- Guitarras da Serra – 29 min – LIVRE - Direção: Leandro Benedetti

- Nós – 5 min – LIVRE - Direção: Francisco Ramos

- Ilha de Icaro - 15min – LIVRE - Direção: Helen Francine

- A Voz da cidade – 50 min – LIVRE - Direção: Marcelo Machado

- Sem ti – 10 min – LIVRE - Direção: Mariane Machado, Mauricio Abbade, Michel Ribeiro

- C’era Una Volta Peralvilho – 8 min – LIVRE - Direção: Fabrício Furtado

- Lages em Memórias – 12 min – LIVRE - Direção: Higor Romagna/Leandra Sartor

- Proscrito – 16 min – 14 anos - Direção: João Vieira

- Restos – 8 min – 14 anos - Anne Salles

- Breve – 20 min – 16 anos - Direção: Francisco Ramos

- Spiritus Immunde – 26 min – 16 anos - Direção: Armin Reichert

Serviço:

Evento: IV Curta Lages – Mostra de Cinema 2018

Local: Sesc Lages Avenida Dom Pedro II

Data: dia 1º de setembro, sábado

Horário: 18h30min

Ingressos: gratuitos

O IV Curta Lages Mostra de Cinema 2018 é uma realização do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), com o apoio da M2 Filmes, Monocular, Coração Delator, Maré, Sesc Lages e Fundação Cultural de Lages.