Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bento Gonçalves alia cultura do vinho a esportes

Tamanho da letra A+ A-
Cidade gaúcha de Bento Gonçalves aproveita suas paisagens para desenvolver circuitos esportivos

Em meio ao clássico cenário natural do Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves (RS), turistas participam no próximo domingo (2) do desafio de percorrer, correndo ou pedalando, trilhas e caminhos entre os vinhedos da região.

A experiência, que tem o vinho como principal atrativo, também conta com pratos da gastronomia típica local e atividades culturais. A união de esporte, gastronomia e entretenimento tem o apoio da prefeitura, das vinícolas e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). É o tipo de evento que faz de Bento Gonçalves um dos destinos mais visitados da Serra Gaúcha.

Segundo o coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, o enoturismo representa um dos nichos de mercado que mais crescem no mundo. No Brasil, o segmento também ganha força.

“Com mais de 1.100 vinícolas do Rio Grande do Sul a Pernambuco, o enoturismo tem se tornado um estímulo para alavancar o setor vitivinícola e gerar oportunidades de negócios nessa área”, afirma Borges. De acordo com estudos do Ibravin, somente cerca de 25% das vinícolas exploram atividades turísticas regularmente.

Já há diversos eventos com este perfil no calendário da cidade. Bento Gonçalves também realiza, no dia 10 de novembro, a Sparkling Night Run. A corrida é um misto de entretenimento com esporte, unindo atividade física, diversão e belos cenários em percursos aproximados de 5 km e 10 km. A prova é realizada dentro da cidade, passado por pontos turísticos, reunindo gente apaixonada pelo esporte e apreciadores de espumantes. O percurso tem largada e chegada na Via Del Vino, prédio centenário em estilo neoclássico.

Além de ser percorrida à noite, passando por pontos turísticos iluminados como a Igreja Santo Antônio e o Museu Municipal, a prova é um convite ao desfrute do que a Serra Gaúcha produz de melhor, como espumantes e massas. Depois do esforço, os participantes são brindados com uma taça de espumante e repõem as energias degustando um prato de massa em uma grande confraternização que comemora o Dia Mundial do Macarrão.

Os eventos reúnem públicos que vão de atletas profissionais aos amadores e, naturalmente, turistas em busca de bem-estar, saúde, divertimento e experiências diferentes de vivência no Vale dos Vinhedos. A interação tem como palco os vales, parreirais, vinícolas, paisagens rurais e o agradável aroma das uvas. A gaúcha Giovana Kaupe (32), radicada em São Paulo, todo ano reúne entre 15 e 25 atletas para a meia-maratona Winerun, no final de maio, em Bento Gonçalves e municípios vizinhos. “Chegamos antes da competição para apresentarmos os atrativos turísticos com uma pegada leve. Depois da prova, permanecemos na região visitando as vinícolas com degustações de vinhos e harmonizações com o melhor da gastronomia local”, resume.

Vinho também é maratona

Muito além de uma competição esportiva, a Maratona do Vinho é um evento que coroa a vindima, festa da colheita da uva entre janeiro e março. Realizada em fevereiro, no meio das comemorações da vindima, a maratona é um espetáculo onde o mundo do vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte se aliam numa grande festa. Aos maratonistas juntam-se os “garrafonistas”, atletas locais que, ao longo do ano, gastam as energias nas vinícolas, desde o preparo do solo à colheita das uvas, passando pela elaboração dos vinhos, sucos, pães, queijos e salames, entre outros produtos coloniais.

Com hotéis lotados, restaurantes e vinícolas em ferveção, Bento Gonçalves ainda alimenta a indústria do turismo nos locais de origem dos competidores. Somente uma agência de turismo de Porto Alegre, especializada em turismo esportivo, responde pela presença de 10% dos atletas que viajam até Bento Gonçalves. “Recebemos atletas de todo o Brasil e, além da corrida, fechamos pacotes com atividades de enoturismo para a nossa clientela brindar o esporte com vinho, saúde e amizade”, disse o sócio da agência, Everton Larrondo.

Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/MTur/Fotos:  Renato Soares/Banco de Imagens MTur

Empreendedorismo feminino aquece turismo e gera renda

Presidente da Embratur, Teté Bezerra, marcou presença em feira promovida por grupos que incentivam práticas para empoderamento das mulheres na sociedade e na economia

Nos últimos anos, as mulheres vêm consolidando um papel de protagonistas no universo do empreendedorismo brasileiro. Pesquisas conduzidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mostram que, em 2017, as mulheres superaram os homens na abertura de empresas e já são maioria entre os trabalhadores com carteira assinada nos pequenos negócios.

Com o objetivo de fortalecer essa corrente, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo DF e o Sebrae do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul promoveram a 1ª Feira de Empreendedoras Mulher do Brasil. A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, participou da abertura do evento, realizada nesta semana (29), em Brasília, em apoio ao desenvolvimento do setor, como forma de explorar novas opções de negócios dentro do turismo.

“O turismo tem a grande capacidade de gerar emprego e renda. As mulheres, grandes empreendedoras do País, podem, no setor, fazer aquilo o que elas mais sabem. No Brasil, temos diversas produções associadas, como o artesanato, o doce caseiro, que são todos produtos consumidos pelo turismo e pelos turistas. Nós sabemos que a participação da mulher empreendedora é fundamental para que nós tenhamos essa atividade econômica cada vez mais consolidada e presente nos destinos turísticos brasileiros”, destacou Teté Bezerra.

O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, reforçou a importância da promoção do evento por atuar no fomento ao empreendedorismo feminino. “A iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, junto ao Programa Mulher de Negócios do Sebrae, faz com que a mulher alcance, entre outros objetivos, sua liberdade econômica, o aumento da renda familiar e contribua de forma decisiva e inovadora com a geração de emprego no País”, disse ele durante a cerimônia oficial de abertura. 

Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas Magazines Luiza e é presidente do Grupo, ministrou, de forma muito descontraída, a palestra “Cabeça de Dona – A relação entre o tijolo e o digital”. Durante a apresentação, mostrou histórico do comércio conduzido por ela e sua família, destacou o uso da comunicação digital como fomento de negócio e falou da importância da relação entre as pessoas como forma de sucesso.  

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres executivas de diferentes segmentos, com o objetivo de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o Brasil. Atualmente, soma mais de 16 mil mulheres de diferentes classes sociais e profissões. No Distrito Federal, a liderança do grupo é compartilhada entre Janete Vaz, Dulcejane Vaz, Sandra Costa e Sheila D’Amorim.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação