Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

‘Impossível’ bois terem sido contaminados com antraz no Brasil, diz Maggi

Tamanho da letra A+ A-
Blairo Maggi é ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), afirmou na [ultima semana ao Poder360 , que “é impossível estes bois terem saído do Brasil com este vírus”.

De acordo com Hurriyet Daily News, imprensa local da Turquia, animais  infectados, importados do Brasil, foram encontrados em 1 propriedade no distrito de Ancara, capital da Turquia.

Segundo Maggi, para que um boi embarque para exportação, são necessários 21 dias de quarentena antes, além dos 20 dias de viagem. Como a incubação do vírus do antraz (Carbúnculo) é de 21 dias, a contaminação dos bovinos ainda no Brasil, pela visão do ministro, é descartada. O ministro destacou que a informação não foi confirmada pelo governo Turco.

Os animais infectados seriam parte de 1 carga de quase 4 mil animais provenientes do Brasil. Por precaução, as vendas de bovinos foram interrompidas em Ahiboz e Günalan, regiões próximas ao incidente.

Segundo a imprensa turca, pecuaristas locais do distrito de Gölba?? estão irritados por terem seus negócios afetados, e questionam como as autoridades permitiram que os animais infectados entrassem no país.

Ainda de acordo com o Hurriyet Daily News, o ministro turco de florestas e agricultura teria dito que, como regra, todos os animais importados pelo país são postos de quarentena em locais preparados, durante 21 dias. Além disso passam por testes para garantir que não estejam infectados, antes de receberem permissão para serem vendidos no mercado.

Artur Hugen, com Poder 360/Foto: Divulgação