Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Começa amanhã o Turismo Summit 2018

Tamanho da letra A+ A-
Evento realizado nesta semana na capital federal debaterá o impacto das mudanças tecnológicas no setor de viagens

As mudanças digitais têm afetado profundamente o mercado de serviços e não seria diferente com o Turismo. Pensando nesse cenário, o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur vão reunir, nesta semana (4 e 5 de setembro) gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças, empresários e universidades no Turismo Summit. Servidores e colaboradores interessados em participar do debate poderão acessar este link.

Durante os dois dias, os participantes terão acesso a palestras sobre cases de sucesso, iniciativas de sustentabilidade, entre outras, além de ter acesso a iniciativas inovadoras como a sensorização de pontos turísticos. No turismo, as mudanças tecnológicas fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os digitais (multicanal, online) e, agora, o desafio é transformá-los em inteligentes.

“Neste mundo cada vez mais conectado, o setor turístico tem que entender o que o turista deseja e propor soluções que o ajudem desde a hora de planejar a viagem até o momento de efetivamente desfrutar dos atrativos e comodidades que o destino tem a oferecer”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

OMT - A Organização Mundial do Turismo anunciou que o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, será dedicado ao debate das transformações digitais no setor de viagens.

Artur Hugen, com MTur/Imagem Divulgação

Empreendimentos com práticas sustentáveis já podem se inscrever para o Prêmio Braztoa

“Venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!”: esta é a chamada da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo que convoca os interessados a participarem da edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Empresas e organizações do setor de turismo, que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis, já podem se inscrever para participar da edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. As inscrições já se encerraram. A iniciativa vai ao encontro das ações de promoção internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) já que irá promover o turismo sustentável e a gestão dos recursos do setor de forma consciente.

Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, é papel do Instituto incentivar ainda mais as boas práticas sustentáveis. “O papel do turismo é gerar desenvolvimento para o País, melhorar a renda da população e preservar os recursos naturais do planeta. Um destino sustentável, com infraestrutura adequada para a comunidade local, com certeza, atenderá os anseios dos turistas nacionais e internacionais, atraindo, ainda mais, esse público aos destinos turísticos brasileiros”, destacou.  

O prêmio é dividido em cinco categorias: associados Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo (agências não filiadas) e projetos inovadores, apresentados por grupos de alunos vinculados a instituições de ensino técnico e superior.

A ação, lançada em 2012, já recebeu mais de 270 inscrições, das quais premiou 61 projetos provenientes de todas as regiões do Brasil. O Ministério do Turismo compõe o júri especializado, que conta também com outras instituições relacionadas ao turismo sustentável, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas Meio Ambiente.

No ano passado, entre os premiados, destaca-se a Pousada Piuval, localizada na região da Transpantaneira. O empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. A pousada contribui ainda com a economia local. Atrás da pousada, Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), ficou em segundo lugar, e Pousada Uacari, de Tefé (AM), compôs a terceira colocação. 

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Imagem/Braztoa/Divulgação