Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Projetos de lei buscam reconhecimento e valorização para produtores de cachaça

Tamanho da letra A+ A-
deputado Valdir Colatto (MDB-SC) é autor de projeto de lei sobre o produto, para instituir oficialmente o Dia da Cachaça em 13 de setembro

Um mercado que movimenta cerca de R$ 7 bilhões no Brasil. Esse é o faturamento anual com a produção de cachaça, segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), uma bebida genuinamente brasileira que comemora nesta quinta-feira (13) o seu dia. Mesmo gerando este movimento econômico, o setor ainda aguarda a regulamentação.

Com o intuito de impulsionar o crescimento do setor, gerando empregos e renda, o deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) é autor de dois projetos de lei sobre o produto: um (PL 5428/2009) para instituir oficialmente o Dia da Cachaça em 13 de setembro e outro (PL 1187/2007) para regulamentar a produção, comércio, registro, padronização, classificação, controle, certificação, inspeção e a fiscalização de cachaça e da aguardente de cana-de-açúcar. 

A criação desta data foi proposta pelo deputado, em parceria com o Ibrac, em junho de 2009. A cachaça já sofreu preconceito e foi motivo de revolta. Hoje, simboliza a resistência do povo brasileiro e ajuda a movimentar a economia do país. A data escolhida para o Dia Nacional da Cachaça tem motivo histórico, pois em 13 de setembro de 1661 a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil após a pressão e rebelião dos produtores. A intenção do deputado catarinense, é tornar o dia oficial e impulsionar a exportação.

“A cachaça é um produto que vem do agronegócio, e defendo essa linha de agregar valor à cachaça. Estamos lutando para identificar como uma bebida brasileira. Temos que trabalhar dentro disso, é um setor importante para o agronegócio, e eu defendo a produção”, destaca o deputado.

Com o reconhecimento nacional e a padronização da produção, Colatto acredita que um dos maiores desafios atuais do setor, ganhar reconhecimento no exterior, será vencido. “Ainda há quem confunda a cachaça com outros destilados, como a tequila mexicana. Precisamos destacar nosso produto e valorizá-lo diante dos olhos do mundo”, pontuou o parlamentar

Dados do setor 

No Brasil há cerca de 2 mil produtores de cachaça cadastrados. São 4 mil marcas. Estima-se que esses produtores possuam uma capacidade instalada de produção de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, porém, anualmente são produzidos menos de 800 milhões de litros.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação