Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Festival Catarinense de Arte e Tradição incrementa meio milhão de reais na economia de Lages em um único final de semana

Tamanho da letra A+ A-
Os 22 municípios participantes, dos quais aproximadamente 60 ônibus saíram em direção a Lages, concentram 600 artistas individuais no Fecart, 42 invernadas artísticas com 12 a 14 pares cada uma

Os amantes dos costumes gaúchos estão de olho no XXIII Festival Catarinense de Arte e Tradição (Fecart), realizado na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial de Lages entre sábado e este domingo (15 e 16 de setembro), promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG/SC), com suporte da prefeitura de Lages, que destinou, em obediência aos critérios legais, R$ 20.300 ao evento.

Os 22 municípios participantes, dos quais aproximadamente 60 ônibus saíram em direção a Lages, concentram 600 artistas individuais no Fecart, 42 invernadas artísticas com 12 a 14 pares cada uma, numa soma de 2.500 pessoas. O Festival deve movimentar, até o seu término, R$ 500 mil para a economia da cidade-sede, reflexos na rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes, bares, lojas, shopping e em postos de combustíveis.

A estimativa de público é de 600 pessoas por período, portanto, perto de seis mil espectadores assistirão às apresentações artístico-culturais. Os artistas estão alojados em escolas municipais e estaduais, no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires e na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Serão entregues 250 troféus e um troféu de campeão geral. O molde dos troféus foi esculpido artisticamente por José Cristóvão Batista, em argila, e a multiplicação em série foi feita em resina.

A programação segue neste domingo (16) até por volta de 22h. Em dois dias o público será fascinado com apresentações do Concurso de Danças Tradicionais e de Salão, declamações, interpretações vocais, Concurso de Mais Prendada Prenda, competições de chula e espetáculos de gaita. Fotografias e selfies registradas durante o evento rendem flagrantes memoráveis, com detalhes surpreendentes.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Foto: Pakinha