Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

SPA participa de reunião da Organização Internacional do Café

Tamanho da letra A+ A-
Sustentabilidade e participação das mulheres na produção serão discutidas em Paris

O secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, representa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na 122ª reunião do conselho da Organização Internacional do Café (OIC), que começou ontem (17), em Londres, na sede da entidade, e segue até sexta-feira (21). 

A OIC, criada em 1963, congrega os principais países produtores e consumidores de café, constituindo fórum de discussão sobre as políticas cafeeiras conduzidas pelos países produtores, a dinâmica de consumo e políticas de apoio ao setor.

Nesse evento, além de análise de mercado, será tratada a sustentabilidade da cultura, no aspecto ambiental, social e econômico e a participação das mulheres na valorização da cadeia produtiva.

O Brasil tem papel de destaque na OIC, por ser o maior país produtor e exportador no mundo. A colheita brasileira deste ano está estimada em 58 milhões de sacas, representando 35% da produção mundial. As exportações no ano devem atingir 30 milhões de sacas, equivalentes a 26% do comércio internacional do grão.

“Além disso, a cultura do café no Brasil tem grande importância social por congregar cerca de 300 mil produtores em quase 2 mil municípios, com área média de 7 hectares”, ressalta o secretário. 
A cafeicultura nacional gera receita anual de exportação de U$ 5 bilhões, com valor bruto da produção de R$ 24 bilhões.

Artur Hugen, com Coordenação geral de Comunicação Social/Foto: Divulgação