Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Exposição "reconfigurada" será reaberta hoje no Acampamento Farroupilha

Tamanho da letra A+ A-
Exposição sobre Lanceiros Negros será retomada no Acampamento Farroupilha

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro reuniram-se, na tarde desta terça-feira, para tratar sobre a polêmica da representação de uma senzala no Piquete Aporreados 38, no Acampamento Farroupilha.

O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades e também da própria organização do piquete. O objetivo da reunião foi aproximar os dois movimentos, o negro e o tradicionalista, para a construção de uma pauta conjunta e positiva de trabalho.

Uma das decisões tomadas foi a reconfiguração da exposição realizada no piquete, desta vez com a participação ativa dos negros. A nova exposição será aberta ao público às 19h do dia 19 de setembro, momento em que também será realizada coletiva de imprensa.

O encontro, que foi mediado e proposto pela Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial da Prefeitura de Porto Alegre, foi considerado histórico pelos participantes.  

Polêmica

A tentativa do Piquete Aporreados do 38 de contar a história dos Lanceiros Negros no Acampamento Farroupilha gerou revolta, polêmica e pedido de desculpas por parte dos organizadores. No espaço destinado ao grupo de tradicionalistas, eles tentaram reproduzir uma senzala para “lembrar do local” de onde saíram os soldados que engrossaram as fileiras dos revolucionários (e acabaram traídos pelos seus comandantes).

Na instalação, que tinha uma fachada toda pintada de preto com a palavra Senzala em branco, manequins apareciam acorrentadas a pedaços de madeiras para representar a tortura que o povo negro sofria no período. O projeto causou muita revolta e indignação nas redes sociais e acabou sendo fechado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que repudiou “toda e qualquer forma de discriminação com o povo negro”.

“Como foi um fato que ocorreu, não via problema, mas dizem que não se pode tratar a história desta forma. Aceito o argumento e não vamos mais montar nenhum projeto com essas conotações. Fomos ingênuos e lamentamos pelo ocorrido”, revelou o Cleonilton Almeida, coordenador do Piquete.

Artur Hugen, com Correio do Povo/Foto: Aline Souza/CP

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre neste feriado Farroupilha

Bancos estarão fechados, contudo, como o feriado é estadual, contas com vencimento no dia 20 precisam ser quitadas nesta quarta-feira

No feriado estadual de 20 de Setembro, comemorativo da Revolução Farroupilha, os bancos fecham e os serviços públicos operam em regime de plantão no Rio Grande do Sul. Supermercados atendem em Porto Alegre e os grandes shoppings da Capital terão, nesta quinta-feira, abertura opcional de lojas, entre as 14h e às 20h, e da praça da alimentação entre as 11h e às 22h. 

Bancos e lotéricas

As 900 agências lotéricas do RS não abrem, assim como os bancos que permanecerão fechados durante a quinta-feira. Conforme o o presidente Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS, Marco Kalinkowski, quem tem contas com vencimento quinta-feira, deve quitar o débito nesta quarta. As máquinas registrarão pagamentos feitos na sexta como operações vencidas, sujeitas a correção e juros.

A Associação dos Bancos do RS recomenda aos clientes do sistema financeiro, nesta quinta, o uso dos terminais de autoatendimento, ou as alternativas virtuais proporcionadas pelo mobilebanking (smartphone) e homebanking (computador). O feriado bancário é só no Estado.

Rodoviária

A Estação Rodoviária não colocará veículos extras. Conforme o diretor Giovanni Luigi, por não haver aumento na demanda de passageiros serão liberados os 500 veículos da escala diária. O funcionamento normal do comércio, bancos e serviços públicos na sexta-feira descaracterizam o feriadão. 

Trensurb

A Trensurb informa que os intervalos entre trens no feriado de quinta-feira seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. No site da Trensurb, podem ser conferidos os detalhes dos horários. Na sexta, sábado e domingo, a operação do metrô segue as tabelas horárias normais de cada dia.

Comércio

Lojas em Porto Alegre que possuam a declaração de opção pelo trabalho em feriados podem abrir normalmente com funcionários. Além deste documento, os estabelecimentos devem estar com todas suas obrigações financeiras quitadas junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindec (comerciários) e ter no estabelecimento a certidão de regularidade sindical.

Diferente dos demais locais, a Ceasa não abrirá nesta quarta-feira, mas no feriado funcionará normalmente, por ser o dia de maior movimento na semana.

Justiça Estadual

A Justiça Estadual atenderá medidas urgentes em regime de plantão. Na sexta o Tribunal de Justiça e todas as comarcas do RS terão expediente normal. Telefones e locais de atendimento dos plantões jurisdicionais das Comarcas de 1º Grau encontram-se no site.

Defensoria Pública

Na Defensoria Pública do Estado os atendimentos acorrerão apenas em Porto Alegre, em formato de plantão, no Palácio da Polícia (incluindo Direitos Humanos da Área Judiciária), no Serviço de Plantão do Foro Central (Prédio I) e no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

Na página do Ministério Público, quem precisar do serviço nesta quinta deve ir na barra Instituição, promotorias de Justiça, e escolher a cidade/comarca para encontrar o plantão e telefone. Já o O MPF RS o acesso é no link http://www.mpf.mp.br/rs/plantoes/consulta-por-cidade e escolher a cidade já que nesse dia, cada unidade (PRM) é responsável pelo seu plantão, não há unificação.

Artur Hugen, com Correio do Povo/Fotos: Divulgação