Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Justiça quer ouvir Temer, Moreira e Padilha em processo do ‘quadrilhão do MDB’

Tamanho da letra A+ A-
O chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (esquerda), e o presidente da República, Michel Temer (direita)

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, arrolou o presidente Michel Temer como testemunha em processo do chamado “quadrilhão do MDB”, que investiga esquema de desvio de dinheiro na Petrobras e outros órgãos públicos federais. A organização criminosa estaria vinculada à bancada do MDB na Câmara dos Deputados, segundo a denúncia do MPF (Ministério Público Federal).

 A decisão (eis a íntegra) foi em 13 de setembro. Além de Temer, também terão de depor os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia), além do empresário Joesley Batista. O juiz disse que os depoimentos são “imprescindíveis”.

“A par de que o MPF e o réu Rodrigo Rocha Loures, além de outros denunciados em suas respectivas respostas, fazem referências ao Exmo Senhor Presidente da República, Michel Temer, bem como os ministros Wellington Moreira Franco, Eliseu Padilha e, ainda, a Joesley Batista, também tenho como imprescindíveis seus testemunhos (do juízo), em data a ser designada para depois da oitiva das testemunhas da acusação”, disse.

Na mesma decisão, Vallisney rejeitou os pedidos de absolvição sumária feita pelas defesas de: José Yunes, Altair Alves de Pinto, Eduardo Cosentino da Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves, João Baptista Lima, Lúcio Funaro, Rodrigo Rocha Loures e Sidney Noberto Szabo. O presidente Michel Temer poderá enviar o depoimento por escrito.

Processo

Ministério Público Federal, com base em delações dos executivos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F (controladora da JBS), afirma que o esquema permitiu que os denunciados recebessem pelo menos R$ 587 milhões de propina.

O caso foi investigado em 2017, quando o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou Temer por organização criminosa. A denúncia foi barrada pela Câmara e teve o andamento suspenso.

Artur Hugen, com Poder 360º/Foto: Sérgio Lima/Poder 360