Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Documentário da TV Câmara é premiado no 51º Festival de Cinema de Brasília

Tamanho da letra A+ A-
Terras Brasileiras aborda a questão da demarcação de terras indígenas no país a partir da realidade dos índios Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul

O documentário Terras Brasileiras, produzido pela TV Câmara, foi premiado no último domingo (23/9) no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme foi eleito melhor curta-metragem pelo júri popular da Mostra Brasília - 23º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Terras Brasileiras aborda a questão da demarcação de terras indígenas no país a partir da realidade dos índios Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul. O documentário mostra a situação de indígenas e produtores rurais que vivem em municípios próximos da fronteira entre Brasil e Paraguai. Numa disputa que remonta ao século passado, os dois lados reivindicam a posse da terra. Nesse clima tenso, sobram confrontos, despejos, ataques e até mortes.

Terras Brasileiras já ganhou os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial no Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís, no Maranhão. Também já foi exibido em sessões internacionais, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e na École Normale Supérieure, em Paris.

O Troféu Câmara Legislativa foi criado em 1996 para reconhecer e premiar o trabalho de cineastas de Brasília. Para a Mostra Brasília, foram selecionados 18 curtas-metragens entre os 81 filmes inscritos.

Artur Hugen, com Agência Câmara/;Fotos: Divulgação

Onde assistir

No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ebfv6c4aj2A

Na TV Câmara: Terras Brasileiras será exibido na grade de programação da TV Câmara nos seguintes dias e horários: sexta-feira (28/9) às 21h30; sábado (29/9) às 8h, 15h e 22h30; domingo (30/9) às 6h30, 12h e 20h; e segunda-feira (1º/10), às 19h.

Ficha técnica

Direção e roteiro: Dulce Queiroz

Direção de fotografia: Cícero Bezerra

Produção: João Gollo

Montagem e finalização: Guem Takenouchi

Arte: Pedro Mafra

Trilha sonora original: Alberto Valerio, Rafael Maklon, Sascha Kratzer e Eurípedes Martins

Áudio: Misael do Rosário

Produção Executiva: Getsemane Silva