Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Carlos Kuerten, uma vida dedicada a radiodifusão de Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
Ao se aposentar, Carlos continuou sua jornada de amor a Radiodifusão. Por ocasião de seu falecimento, radialistas do sul de Santa Catarina e colegas de todo o Estado lhe prestaram justas homenagens

Carlos Kuerten, nasceu, viveu e respirou radiodifusão até seu falecimento há dois anos. Filho de João Augusto Kuerten e de Dna. Dilma Correa Kuerten, sempre trabalhou por mais de 50 anos em emissoras de rádio do sul de Santa Catarina. A partir de 1974,  em cargos de diretoria trouxe uma grande contribuição para a integração e evolução ao setor de Comunicação Social, na região.

O início foi na Rádio JK, emissora de propriedade de seu pai João Augusto Kuerten, onde Ele iniciou sua atividade administrativa na radiodifusão. Em 1974 a Emissora foi vendida para Haroldo Carvalho, e Carlos permaneceu como diretor--gerente, com participação de 10% do patrimônio.

Ali também começou uma nova etapa de profissionalismo coordenando a construção da nova sede da emissora, desde a escolha do terreno, a pesquisa e compra dos equipamentos de última geração para a época, criando uma emissora moderna.

Mais tarde a Rádio foi vendida para o empresário Estener Soratto da Silva, onde passou a se chamar radio Santa Catarina. Carlos permaneceu com sua participação societária de 10%. Passo seguinte, ambos Estener e Carlos fundaram a Radio Verde Vale de Braço do Norte. Novamente, Carlos foi quem conduziu todas as ações para viabilizar o projeto. Quando a emissora foi vendida para um grupo empresarial de Criciúma,  Carlos passou a atuar como diretor-gerente da Rádio Tabajara de Tubarão, de propriedade do empresário Túlio Zumblick. 

Calos acrescentou à programação da emissora, alguns programas da Radio Bandeirantes de São Paulo. Posteriormente foi mudada a razão social e a emissora passou a atuar também como FM, afiliada da Band FM. Carlos Kuerten foi responsável pela montagem da nova sede, na casa que pertencera a Dite Freitas. 

Ao se aposentar, Carlos continuou sua jornada de amor a Radiodifusão e trabalhou alguns meses assessorando a Rádio de Imaruí, SC.  Por ocasião de seu falecimento, radialistas do sul de Santa Catarina e colegas de todo o Estado lhe prestaram justas homenagens. Entretanto, talvez, a mais importante homenagem recebida foi do Hercílio Luz Futebol Clube, na comemoração dos 100 anos de existência do clube. Nesta oportunidade, Carlos Kuerten foi um dos homenageados, quando também recebeu menção honrosa, em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, lembrado em evento realizado no Clube 7 de Julho.

Hercílio Luz

Em 1986 Carlos Kuerten foi eleito presidente do Hercílio Luz Futebol Clube de Tubarão. Também integrou a Diretoria do Clube 7 de Julho e tesoureiro por 12 anos na gestão de Pedro Honorato Serafim e Dona Janice.

Acaert

Em 2002 foi eleito diretor Regional Sul da ACAERT, promovendo dois encontros regionais dos radiodifusores de todo o estado. O primeiro foi  realizado em 03 de de maio de 2002, na Casa de Cultura, em São Joaquim, sendo anfitrião do evento o radialista  Rogério Pereira , o Pirata. O outro encontro regional foi realizado em Tubarão, no Hotel Sandrini, na Guarda.

Carlos também atuou na diretoria do Sindicato das Empresas de Radiofusão de Santa Catarina,  no triênio 89 a 92, onde recebeu homenagem por sua atuação destacada na capital, Florianópolis.

Família

Carlos conheceu a joaquinense Ângela Martorano, por quem se apaixonou e ambos constituíram família. Dessa união nasceu três filhos: Marco Antônio, falecido com quatro dias de vida. Alexandre e André permanecem ao lado da mãe. Ângela é filha de tradicional família joaquinense, e seu pai, César Martorano, um pioneiro, sempre lembrado, por suas ações na política e na sociedade de São Joaquim.

Artur Hugen, com Ângela e André Martorano Kuerten/Fotos: Reprodução