Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Câmara realiza Parlamento Jovem Brasileiro nesta semana

Tamanho da letra A+ A-
Durante a semana 78 estudantes de todo o País, entre 16 e 22 anos, poderão experimentar como é o dia a dia da atividade parlamentar

A Câmara dos Deputados promove, nesta semana, a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Durante uma semana 78 estudantes de todo o País poderão experimentar como é o dia a dia da atividade parlamentar.

Os estudantes, que têm entre 16 e 22 anos, representarão os 26 estados e o Distrito Federal, e a divisão por unidade da federação foi feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, receberá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, receberão um representante.

A organizadora do evento, Raquel Braga, explica que o objetivo é garantir a esses alunos a vivência dos parlamentares. “A gente acredita que isso auxilia os estudantes a compreenderem o funcionamento e o papel do Poder Legislativo. O que faz o Congresso Nacional, o que faz a Câmara dos Deputados”, afirma. 

No processo de seleção, os interessados elaboraram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o País. “Ao fazer um projeto de lei o estudante entende como funciona processo de criar uma lei e a importância do debate e os deveres dos nossos representantes dentro desse processo”, acrescenta.

Raquel Braga destacou que 16 dos projetos que foram apresentados pelos alunos foram "adotados" por parlamentares e tiveram tramitação no Congresso. Ela destaca duas propostas que foram apresentadas na edição de 2017 do Parlamento Jovem, que inspiraram projetos de lei que hoje tramitam na Câmara.

“Uma delas criava um selo escola democrática que é destinada a reconhecer e valorizar a prática de gestão democrática e de gestão participativa nas escolas; outra tratava da utilização de plantas repelentes em estabelecimentos de saúde, de ensino público e também qualquer local de atendimento ao público.”

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado pela Câmara desde 2004 como forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política, cidadania e participação popular.

Artur Hugen, com Agência Câmara dos Deputados/Foto: Divulgação

Maiores informações pela página do Parlamento Jovem