Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

BRDE terá 80 milhões de euros do Banco Europeu de Investimentos para financiar projetos no Sul

Tamanho da letra A+ A-
BRDE assinou contrato com o Banco Europeu de Investimentos - BEI para captação de até 80 milhões de euros para financiar projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE assinou contrato com o Banco Europeu de Investimentos - BEI para captação de até 80 milhões de euros para financiar projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É a segunda parceria internacional do BRDE firmada em 2018. Em março deste ano, o Banco contratou 50 milhões de euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD para crédito a projetos que se enquadram no programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis.

“O BRDE avança em seu objetivo estratégico de diversificação de fundings, ampliando as alternativas ao Sistema BNDES com mais este aporte de 80 milhões de euros, e reafirma o seu compromisso com desenvolvimento econômico e socioambiental sustentável”, afirma o diretor-presidente do Banco, Orlando Pessuti.

Pessuti assinou o contrato em Curitiba, após receber o documento da diretoria do BEI na forma digital. Os entendimentos começaram em 2017, quando técnicos do Banco Europeu visitaram o BRDE.

A aproximação entre as duas instituições se deu especialmente pelo reconhecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco regional na contratação de operações financeiras através de programas como o BRDE PCS.

Na última quarta-feira (26), o BRDE PCS foi apresentado no evento “SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector” (ODS no Brasil – O Papel do Setor Privado), em Nova York, selecionado como caso exemplar de sustentabilidade no setor financeiro brasileiro pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Conheça o Programa PCS

O programa BRDE PCS viabiliza empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços e está estruturado em cinco subprogramas integrados:

Energias limpas e renováveis

Apoio a projetos que visem contribuir para a redução do desperdício e para a racionalização da energia em ambientes domésticos, produtivos ou comerciais. Pela sua natureza sustentável, apenas projetos de geração de energia que utilizem fontes renováveis, como a eólica e a solar, são apoiadas pelo BRDE.

Uso racional e eficiente da água

Apoio a projetos para o uso racional e eficiente da água no agronegócio, na indústria, no comércio e em serviços.

Gestão de resíduos e reciclagem

Apoio a projetos de gestão de resíduos e reciclagem no agronegócio, na indústria, no comércio e em serviços.

Agronegócio sustentável

Apoio a projetos que adotem as melhores práticas de sustentabilidade no Agronegócio, com o objetivo de reduzir impactos ambientais.

Cidades sustentáveis

Apoio a projetos que tornem grandes cidades e pequenos municípios em comunidades sustentáveis. Juntamente com o programa BRDE Municípios, prevê investimentos em energias limpas e renováveis, agronegócio sustentável, gestão de resíduos e reciclagem, além do uso racional e eficiente dos recursos hídricos.

O que é o Banco Europeu de Investimentos

O BEI é o instrumento financeiro da União Europeia (UE). Seus acionistas são os países membros da UE. Apresenta-se como o maior mutuário e mutuante multilateral do mundo e proporciona financiamento e conhecimentos especializados a projetos de investimento sólidos e sustentáveis.

Para atingir os seus objetivos em termos de desenvolvimento econômico sustentado e de cooperação com outros países, o BEI desenvolve um conjunto de atividades, entre elas a concessão de empréstimos a grandes e pequenas empresas e instituições, para apoiar o crescimento e a geração de emprego.

 Artur Hugen, com Afonso Roberto Licks/Ascom/BRDE/Imagem: Divulgação