Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Com Henrique Córdova – Curso de Direito Uniplac comemora os 30 anos da Constituição Federal

Tamanho da letra A+ A-
O palestrante Henrique Córdova, que foi constituinte em 1988, durante o evento fez uma ampla abordagem sobre a situação política brasileira, além de ressaltar que democracia não é um conceito vazio que se preenche com eleições de dois em dois anos

Para comemorar os 30 anos da Constituição Federal Brasileira, o curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) promoveu, na última quarta-feira (03), evento que reuniu acadêmicos de Direito, palestrantes de renome do ramo e professores da universidade. O encontro foi no auditório do Centro Educacional, em Lages.

A programação contou com a palestra do cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Rodrigo Bornhoidt, e também do advogado, ex-deputado e ex-governador de Santa Catarina, Henrique Córdova. No evento, o professor do curso de Direito, Marco Arruda, ressaltou a felicidade de ver o auditório com a boa presença do público, além de salientar a união do curso

“Felicidade que sinto ao ver o auditório lotado, o que demonstra a força e a união do corpo docente e discente do curso de direito, aliada as parcerias que estamos projetando e concretizando na comunidade. O nosso vive, sem dúvida, no ano de 2018, um momento de renovação, esperança e muito trabalho”.

Entre outros assuntos, Marco Arruda enfatizou a importância das parcerias entre a universidade, os órgãos de direito e a comunidade para novos projetos.  “Estamos encaminhando um projeto que terá inicio no primeiro semestre de 2019, em parceria com a universidade, com o conselho da comunidade, e estendo o convite a Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Lages, para que participem e nos ajudem nessa missão de entrosamento do direito com a comunidade. Nós estamos estimulando a ousadia e a criatividade com a pretensão de transformá-las em ações em prol do nosso curso e especialmente com a comunidade”.

Além disso, Arruda ressaltou a importância dos acadêmicos participarem desses projetos. “O aluno que se envolve nessas ações ganha bagagem e chega ao mercado de trabalho pronto para enfrentar os desafios da profissão”.

O palestrante Henrique Córdova, que foi constituinte em 1988, durante o evento fez uma ampla abordagem sobre a situação política brasileira, além de ressaltar que democracia não é um conceito vazio que se preenche com eleições de dois em dois anos.

“Para mim democracia não é um conceito que fala de liberdade, igualdade, segurança, propriedade. Para mim democracia é isto associado ao meio para que se possa viver livre, para que se possa se sentir igual, para que se possa usufruir da propriedade, e para que se possa gozar da segurança necessária sem a qual todos esses direito são em vão”.

Encontro de comemoração dos 30 anos da Constituição Federal Brasileira serviu de lançamento para a 1ª Semana de Integração do Direito e do 16º Simpósio Serrano de Direito que acontecerão de 22 a 26 de outubro, no período matutino no Centro de Ciências Jurídicas na Uniplac e no período da noite no Clube Caça e Tiro.

O aniversário da Constituição é comemorado no dia cinco de outubro. Ela é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado.

Artur Hugen, com Gabriela Sassi/AI/Uniplac/Fotos: Emellin Camargo e Sandra Rosa