Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Linhas de crédito são apresentadas aos empreendedores e turismo de Urupema

Tamanho da letra A+ A-
A equipe da cooperativa Sicoob Crediserra de Urupema acompanhou a reunião e também apresentou as formas de captação de recursos para empreendimentos de pequeno porte

Pouco mais de um mês após conquistar de forma inédita na Serra Catarinense, o Selo Prodetur + Turismo, a secretaria de Turismo de Urupema realizou na última semana, no Campus do Instituto Federal – Ifsc, reunião com empreendedores locais e convidados para conhecer as linhas de crédito a que podem ser acessadas com vistas ao fomento da atividade.

O convidado para falar sobre o assunto foi o analista de projetos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Richard Cunha Schmidt. Ele falou sobre as linhas de financiamento, prazos, taxas de juros, adequação de projetos e como os empreendedores podem acessar. Richard disse que há um grande esforço no sentido de pulverizar o crédito, mas tem de obedecer uma fila de espera de projetos.

A equipe da cooperativa Sicoob Crediserra de Urupema acompanhou a reunião e também apresentou as formas de captação de recursos para empreendimentos de pequeno porte. O prefeito Evandro Frigo Pereira agradeceu o espaço cedido pelo Ifsc para o evento e frisou a importância para o município do Selo Prodetur + Turismo. Ele disse este momento é para que os empreendedores saibam como podem captar recursos.

“Esta reunião é mais uma etapa para a consolidação do turismo. O processo é lento e as vezes se cria uma expectativa muito grande e a gente se empolga e tenta viabilizar. O importante é que tenhamos os pés no chão e que os passos sejam o tamanho das nossas pernas”, comentou o prefeito. Ele recomendou aos empreendedores persistência para superar as dificuldades que se mostram e as que ainda surgirão.

A assessora de turismo da Amures Ana Vieira falou na reunião sobre o Cadastur no fomento da economia local. O sistema consiste num cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Ele visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

O secretário de Turismo de Urupema Antenor Arruda, o “Tena”, observou que a caminhada está só iniciando, e o que se busca é acessar recursos que auxiliem os empreendedores para investir em melhorias que impactem no turismo. No diagnóstico turístico produzido pela equipe da Amures em Urupema, foram mapeados 47 pontos turísticos em potencial ou em atividade. E o desafio é converter esses pontos para que surtam de fato e de direito os resultados desejados no turismo.

Artur Hugen, com Oneris Lopes/Ai/Amures/Fotos: Oneris Lopes