Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Encontro discute regiões hidrográficas do Sul

Tamanho da letra A+ A-
Rio Ibicui, no Rio Grande do Sul, região hidrográfica do Uruguai Rio Ibicui, no Rio Grande do Sul, região hidrográfica do Uruguai

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove hoje (10) e amanhã (11), em Porto Alegre, o encontro regional “O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o programa nacional de revitalização de bacias hidrográficas”.

O evento, que reunirá cerca de 120 pessoas, entre técnicos do governo e representantes da sociedade civil, vai discutir temas relacionados à conservação e recuperação dos rios, com foco nas regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai.

O encontro faz parte do processo de elaboração do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que teve início em junho. O programa é considerado pelo MMA uma demanda cada vez mais urgente da sociedade brasileira em função do agravamento da crise hídrica. 

O circuito de encontros – já ocorreram eventos em Brasília, Minas (Conceição do Mato Dentro), Amazonas (Manaus) e Santa Catarina (Florianópolis) – serve para aprofundar e ampliar os debates relacionados à preservação e recuperação dos rios brasileiros.

A partir da sistematização dos resultados obtidos nos encontros regionais, será possível propor estratégias e ações efetivas, assim como pensar em um arranjo institucional para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

“Ao final deste processo pretendemos afirmar a revitalização como uma política permanente de cuidado com as águas do Brasil”, disse o coordenador-geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MMA, Henrique Veiga, que vai representar o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannus Júnior, no encontro em Porto Alegre.

Atlântico Sul e Urugaui

As regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai envolvem áreas de grande relevância. A primeira é uma das mais desenvolvidas do país com a presença de 12 milhões de habitantes (quase 7% da população do país), abrangendo cerca de 450 municípios.

Possui o turismo, a agricultura e a mineração como as atividades econômicas. Abriga o Lago Guaíba, importante patrimônio ambiental, econômico e histórico-cultural e principal manancial de abastecimento hídrico da região metropolitana de Porto Alegre.

Já a região hidrográfica do Uruguai tem grande potencial hidrelétrico, considerando os lados brasileiro e argentino, uma das maiores relações de energia/km² do mundo. O principal desafio para os gestores é acabar com as fontes de contaminação das águas superficiais e subterrâneas na região com os efluentes da suinocultura e avicultura no oeste catarinense e os agrotóxicos, utilizados principalmente na rizicultura.

O encontro regional em Porto Alegre contará com a participação de dirigentes, representantes e técnicos do MMA e suas vinculadas, instituições públicas estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, comitês de bacias hidrográficas, organizações da sociedade civil, universidades, organismos internacionais e outras instituições envolvida com o tema.

Ao final, o encontro regional "O Brasil que Cuida de suas Águas- Regiões Hidrográficas do Atlântico Sul e Uruguai” deverá compilar um documento orientador com recomendações para a construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, contendo diretrizes, objetivos, arranjo institucional, áreas prioritárias e cronograma.

 Artur Hugen, com Ascom/MMA/Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA