Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Edital para ampliação da Via Expressa de Florianópolis deve ser lançado em 10 dias

Tamanho da letra A+ A-
Reunião foi na sala de reuniões do Ministério dos Transportes

(Brasília-DF, 24/02/2016) O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, informou ao Fórum Parlamentar Catarinense, nesta terça – feira (23), que o edital de licitação das obras da Via Expressa de Florianópolis vai ser lançado em dez dias. No entanto, o projeto original, de 2011, que previa um investimento de R$ 500 milhões foi substituído por um menor, de R$ 100 milhões. A mudança garantirá apenas uma faixa a mais de cada lado da pista de cerca de 5km.

Os prefeitos da região metropolitana de Florianópolis concordaram com o que foi oferecido pelo governo federal, por avaliarem que a crise econômica pela qual o Brasil passa não permite o investimento original que era cinco vezes mais alto. “Nós viemos aqui hoje exigir que o governo federal inicie esta obra, que é fundamental não só para Florianópolis, mas para toda Santa Catarina”, explicou o prefeito de Florianópolis Cesar Souza Jr.

BR 282

A comitiva catarinense também pediu a ampliação de um trecho da BR 282, próximo de Chapecó, no oeste do estado, dentro do pacote de concessões lançado no ano passado pelo governo federal. É que sem esse acréscimo, vai ser mais vantajoso escoar a produção catarinense pelos portos do Paraná, o que causaria prejuízos a Santa Catarina. O ministro garantiu que vai analisar uma solução. “ Isso ficou muito claro, toda a bancada se manifestou e ainda a Fiesc ( Federação das Indústrias de Santa Catarina) e recebemos a garantia do ministro de rever esse estudo e incluir o trecho na concessão ou numa nova concessão”, explicou o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Mauro Mariani (PMDB).

Também participaram do encontro prefeitos da Grande Florianópolis, os senadores Dário Berger (PMDB) e Dalírio Beber (PSDB) e os deputados federais Rogério Peninha (PMDB), Esperidião Amin (PP), Carmen Zanotto (PPS), Geovania de Sá (PSDB), Valdir Colatto (PMDB), Celso Maldaner (PMDB), Ronaldo Benedet (PMDB) e João Rodrigues (PSD).

( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)