Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Representação oficial dos EUA retorna à capital após duas décadas

Tamanho da letra A+ A-
Aberta desde o início de junho, a repartição americana de 8 mil metros quadrados se localiza na Avenida Assis Brasil, 1.889, no bairro Passo d'Areia

Após dois anos de reformas, o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (27). Aberta desde o início de junho, a repartição americana de 8 mil metros quadrados se localiza na Avenida Assis Brasil, 1.889, no bairro Passo d'Areia.

A cerimônia teve a presença do governador José Ivo Sartori, embaixador dos EUA no Brasil, Peter McKinley, cônsul dos EUA em Porto Alegre, Juliana Harlan, prefeito Nelson Marchezan Jr., secretários estaduais, municipais e cerca de 200 convidados.

"A reinauguração oficial acaba com uma espera de 21 anos dos gaúchos. Sabemos como é importante essa representação para um estado brasileiro", disse o governador Sartori. "Com a presença diplomática na capital, o custo para o viajante vai diminuir bastante", acrescentou.

O antigo consulado havia sido fechado em 1996 pelo governo americano. O evento também comemorou o 241º aniversário da Independência dos EUA.

Agora, a emissão de documentos poderá ser solicitada na capital por qualquer pessoa que não seja um imigrante e que pretenda viajar para lazer ou negócios. Agendamentos para entrevistas de visto estão disponíveis no site da Missão Diplomática dos EUA, nos endereços USvisa e USembassy.

Artur Hugen, com informações do GRS/Foto: Divulgação