Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Transporte marítimo em Florianópolis será realidade

Tamanho da letra A+ A-
Após articulação do senador Dário Berger, foram vencidos os trâmites burocráticos em Brasília para a construção das instalações necessárias à implantação do projeto que irá melhorar a mobilidade na capital

Aguardado há anos, finalmente o transporte público marítimo de passageiros interligando os municípios da Grande Florianópolis será realidade. O Secretário de Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, e o senador Dário Berger, assinaram nesta última quarta-feira (31), em Brasília, o termo cedendo por 20 anos o uso da área terrestre e marinha da União ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER-SC).

A cessão é destinada à construção de terminal, trapiche e espaço para atracação, bem como a permanência de embarcações de pequeno porte, situada no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, para tirar do papel o projeto do transporte público marítimo de passageiros.

“Todos os trâmites que dependiam da esfera federal nós conseguimos resolver. Com o aval da SPU, que era a parte mais complexa do processo, temos agora a garantia de que teremos finalmente um novo modal para melhorar a mobilidade na grande Florianópolis”, explicou o senador.

Dário destacou ainda que a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também já publicou resolução favorável e restam apenas os últimos procedimentos burocráticos no estado, como a Licença Ambiental de Instalação (LAI) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a autorização da Marinha.

De acordo com o presidente do DETER, Fúlvio Rosar Neto, a expectativa é de que até o final do ano ou início de 2019 o transporte marítimo deverá estar em operação. O valor da tarifa que será cobrada ficará em torno de R$ 9. Ele acrescenta ainda que a intenção é disponibilizar dois catamarãs com capacidade para 200 passageiros cada, e conforme aumentar a demanda aumentará consequentemente o número de embarcações e horários disponíveis.

Operação teste já foi realizada em março

Uma operação teste com um catamarã com capacidade para 180 passageiros sentados foi realizada entre Florianópolis e São José no dia 12 de março de 2018. Apesar das condições adversas, com vento sul e ondas, a embarcação precisou de apenas 12 minutos para fazer o percurso que demora em torno de 60 a 90 minutos para ser cumprido via rodoviária, dependendo do trânsito. 

Artur Hugen, com Fabiano Amaral/AI/Gabinete/Foto: Divulgação