Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Acontece em Gramado, o 30ª Festuris

Tamanho da letra A+ A-
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da feira internacional, juntamente com o ministro do Turismo

A 30ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris), que está se realizando em Gramado é considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina. Com o tema “Turismo e Negócios sempre viajam juntos”, o evento espera reunir até domingo 15 mil profissionais da área de turismo, gastronomia e eventos em um espaço de 25 mil metros quadrados.

“Nós herdamos o mais belo e rico país do mundo e por isso precisamos honrá-lo para merecê-lo. Já fizemos reformas importantes - licitação de serviços em parques na nacionais, Prodetur + Turismo, visto eletrônico -, mas precisamos de muito mais. Precisamos de investimento e formação de capital novo.

Não há motivo para a falta de emprego no país pelos próximos 50 anos. Nossos parques, marinas e cidades históricas ainda não entraram pra valer em campo. Temos o maior diferencial entre o potencial e o realizado e precisamos olhar isso com atenção para que o turismo realmente ganhe o destaque e importância que merece”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em discurso durante solenidade de abertura da feira.

Segundo a organização do evento, esta será a edição da feira com maior participação internacional. Além do Brasil, países como EUA, Espanha, Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru também enviaram representantes para a Festuris. Os participantes poderão acompanhar as programações de espaços como: LGBT, Luxury, MICE Corporativo, Sustentabilidade e Turismo Verde, entre outros. Além disso, são esperados 100 palestrantes e 2.500 marcas de todo o mundo.

“Chegamos à 30ª edição e levo um susto cada vez que penso, porque tudo foi muito rápido. Ficamos orgulhosos pelo legado que deixamos para a nossa cidade, nosso estado e o turismo brasileiro. Mas é para frente que queremos continuar olhando. Sabemos o que o turismo pode fazer pelo destino e sua população e Gramado é um exemplo disso para o Brasil. Por isso, acreditamos que o turismo tem força necessária para liderar esse novo ciclo de crescimento do país”, afirmou Marta Rossi, realizadora do evento.

MTUR – 

O Ministério do Turismo estará representado na Feira em um estande de 350 m2. No espaço haverá área de atendimento presencial e divulgação de ações ministeriais e dos parceiros ao público participante. Haverá espaço ainda para a promoção de 12 estados brasileiros - Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe. Outro destaque será a divulgação de Parques e Florestas Nacionais e do Sistema Brasileiro de Trilhas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Os visitantes também poderão conferir de perto o Mercado da Agricultura Familiar, uma área destinada à comercialização de produtos da agricultura familiar provenientes de cooperativas de pequenos produtores das mais diversas regiões do Brasil, e a Cozinha Show, idealizado para demonstração de pratos típicos da culinária brasileira com a utilização de ingredientes da agricultura familiar.

Protocolo de intenções 

Durante o evento, o Ministério do Turismo e a GramadoTur assinaram o protocolo de intenções que define ações conjuntas para transformar o Brasil em um grande portfólio de locações para a indústria criativa do cinema. As medidas de promoção do segmento nos mercados doméstico e internacional serão preparadas por meio do Grupo Técnico de Trabalho para a Promoção do Turismo Cinematográfico.

Artur Hugen, com Livia Nascimento, Edição de Vanessa Sampaio/Fotos: Roberto Castro

15 mil profissionais de 65 países estão em Gramado para a Feira Internacional de Turismo 

A Solenidade de Abertura contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz,. Também marcaram presença a ministra do Turismo do Uruguai Lilian Kichichian, além de deputados, governadores, mais de dez secretários de Turismo de estados brasileiros, embaixadores de países estrangeiros e mais de 380 jornalistas. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Festivais.

O evento divide-se em: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, Feira de Negócios, no Serra Park, e mais de 200 ações paralelas espalhadas em Gramado e Canela por três dias.

Estados Unidos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai, Israel, Paraguai, Argentina, Colômbia, Egito, África do Sul, Costa do Marfim, Mônaco e Noruega são alguns dos países expositores com estande próprio na Feira de Negócios. Além dos 65 destinos internacionais, o evento terá todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país. São 2.500 marcas e destinos em exposição, distribuídos em 25 mil metros de área construída.

O evento é concebido e organizado pela Rossi & Zorzanello – Eventos e Empreendimentos, principal empresa com 30 anos, organizadora de eventos no Sul do país e detentora de marcas como Chocofest, Gramado Summit e Copa Internacional LGBT.

Artur Hugen, com Flávio Prestes/AI/Festuris

Embratur fortalece presença brasileira na Feira de Turismo WTM

Londres foi palco de uma das maiores feiras de multiprodutos de turismo no mundo

Três dias negócios, música e gastronomia em um dos mais importantes palcos do turismo mundial: a World Travel Market (WTM), em Londres. Este é o cenário promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em um amplo estande com a participação de 25 co-expositores, de diversos destinos brasileiros, empresários da área de hospitalidade, hotelaria, transportes e eventos. Neste ano, a feira recebeu mais de 90 mil visitantes e deve gerar mais de R$ 15 bilhões em negócios.

“O Brasil é o maior país da América Latina, conhecido internacionalmente por sua hospitalidade e suas riquezas naturais. A WTM, em Londres, é uma plataforma importantíssima para mostramos ao mundo as qualidades da nossa diversidade”, explica a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

Para a Embratur, um dos principais pontos discutidos no Reino Unido foi a ampliação da malha aérea, promovida pelas companhias internacionais que buscam ampliar suas chegadas ao Brasil. A Latam, a Norwegian e a Avianca foram algumas das companhias que operam na Europa e estão constantemente ampliando suas rotas com destino à América Latina, e mantiveram contato com o Instituto na feira.

O diretor de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Gilson Lira, explica que a malha aérea é um tema primordial na agenda do órgão. “O Brasil tem dimensões continentais, a ampliação da conectividade é um acelerador do turismo internacional, portanto, as relações com as empresas aéreas, para desenvolver novas rotas com destino ao nosso país é primordial para aumentar a chegada de turistas”, frisa Lira.

Evento promovido para influenciadores digitais em bar brasileiro localizado em Londres

Na noite da última terça-feira (6), a Embratur realizou, também, um evento com 50 influenciadores em um bar tipicamente brasileiro, em Londres, para promover as riquezas naturais do país, e, na ocasião, foi sorteada uma press trip com destino ao Pantanal. A jornalista britânica Becki Enright, colaboradora de veículos como National GeographicNew York Times e The Guardian, foi a vencedora e visitará o Centro-Oeste brasileiro em 2019. No evento, os influenciadores digitais puderam conversar com representantes de destinos, como Manaus, Foz do Iguaçu, Ilha Bela, e descobrir mais sobre Ecoturismo no Brasil.

Além disso, a Embratur realizou, pelo menos, 20 entrevistas com a imprensa internacional e inúmeras reuniões institucionais e de negócios durante os três dias de evento. Os encontros foram promovidos por empresários e destinos brasileiros, que participaram em parceria com Instituto nesta edição da WTM.

Artur Hugen, com Ascom Embratur/Foto: Pablo Peixoto/Embratur