Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador participa do seminário Lide Paraná

Tamanho da letra A+ A-
Beto Richa participa do evento que começou ontem

O tema da 2ª edição do Seminário Lide Paraná, que começou nesta quarta-feira (28), em Curitiba, é a posição do Brasil no ranking de crescimento econômico frente aos países que compõem o BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O governador Beto Richa participou da abertura do evento, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). 

Richa disse que com as dificuldades que o Brasil enfrenta, ainda mais neste momento de gravíssima crise, é importante estabelecer um bom diálogo com a iniciativa privada. “Muitas vezes o poder público não consegue suprir as demandas da sociedade, sobretudo, na área de infraestrutura. É importante haver uma boa parceria, diálogo e confiança de investidores e empreendedores na governança, segurança jurídica e programas qualificados, como temos no Paraná”, afirmou.


Para o presidente da Lide Paraná, Fabrício Macedo, o Governo do Estado fez a lição de casa e hoje é um exemplo para o resto do País. “Eu acho que isso é mérito do governador. Ele colocou em risco o seu patrimônio político, tomando algumas medidas na hora certa. Hoje está em uma situação muito privilegiada comparado a outros estados”, disse. 

EXCEÇAO - O evento teve como palestrante Marcos Troyjo, professor adjunto da Universidade de Colúmbia, de Nova Iorque. Troyjo também é co-fundador e diretor do BRICLab – um centro de estudos dentro da instituição americana, cujo objetivo é acompanhar, permanentemente, a trajetória dos países em desenvolvimento – e colaborador de veículos como Financial Times, The World Financial Review e CNN en Español. Segundo ele, o Paraná é uma exceção no meio de uma grave crise fiscal. “O Paraná não é atualmente uma das grandes preocupações. Se você pensar em casos como do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, veremos que são muito mais preocupantes. Isso se deve muito a capacidade de liderança que esse estado tem nos últimos anos”, enfatizou.

ORGANIZAÇÃO – O Lide, fundado em 2003, é uma organização de caráter privado, que reúne empresáriospara debater o fortalecimento do desenvolvimento social e econômico e a defesa da governança corporativa no setor público e privado. Presidido por Luiz Fernando Furlan, o grupo atualmente conta com mais de 1.700 empresas filiadas que, juntas, representam mais de 53% do PIB privado brasileiro.

O Lide também está presente em quatro continentes, na Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Mé
dio.

Artur Hugen, com informações e imagens do GPR