Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Edson Duarte lança estratégia para Agenda 2030

Tamanho da letra A+ A-
ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, lançou a Portaria 333, que define a estratégia do MMA para o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Na 1ª Semana ODS/MMA, que segue até 13 de novembro, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, lançou a Portaria 333, que define a estratégia do MMA para o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ministro anunciou, também, a inauguração do Espaço de Inovação do MMA (Sala nº 925), que servirá como ponto de encontro para a elaboração de projetos colaborativos.

A ação é realizada em conjunto com a Semana Nacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, que possui relação com o ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Edson Duarte destacou o protagonismo histórico do Brasil na agenda ambiental e na construção dos ODS, uma vez que o país foi peça-chave na elaboração do acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas globais.

“Interiorizar como um padrão a ser seguido tudo aquilo que é indicado pelos ODS em tudo o que fazemos é cultural”, frisou o ministro. O processo de implantação dos ODS no Brasil se dá em apoio à Comissão Nacional para os ODS, buscando promover a Agenda Pós-2015.

Um dos principais objetivos da iniciativa, de acordo com o ministro, é fazer com que cada servidor do MMA possa incorporar cada uma das metas estabelecidas pelos ODS em sua rotina diária. “Se há um ministério que tem que fazer esse dever de casa, esse ministério é o MMA”, pontuou. “Depois, temos que fazer com que todos os órgãos de governo do Brasil, em todos os níveis, sigam os objetivos, para então chegarmos à sociedade”.

Desperdício

respeito da Semana Nacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, Edson Duarte chamou a atenção para o impacto dos alimentos que vão para o lixo. O ministro lembrou que um terço do que é produzido no Brasil é descartado — algo em torno de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos jogados fora. “Isso tem um custo ambiental elevadíssimo para o solo, recursos minerais, mão de obra, energia e água”, enumerou.

Os ODS, de acordo com Edson Duarte, vêm como um indicativo para uma melhor eficiência no que diz respeito à produção, transporte e consumo de alimentos de forma mais sustentável. De acordo com o ministro, o prejuízo de tanto desperdício chega a R$ 3 trilhões ao ano.

O embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, falou sobre a importância da divulgação das iniciativas ambientais. Segundo ele, a Comissão Nacional para os ODS vem trabalhando fortemente na questão da apropriação da agenda ambiental. “Tentamos impulsionar essa agenda em todas as regiões para que o Brasil continue sendo um país que percebe a sustentabilidade em seus três pilares principais: social, econômico e ambiental. A sustentabilidade não é uma política de governo, mas de Estado.”

Artur Hugen, com Gláucia Chaves/ Ascom MMA/Foto: Gilberto Soares/MMA