Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

30ª Festuris, uma janela que mostra o Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz , e secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, recepcionados pelos anfitriões, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, e por representantes do trade nacional

A Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado, foi marcado pela presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que conheceu espaços promocionais de destinos como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Ele também circulou, pelo estande do Ministério do Turismo no evento, que apresenta alguns dos principais programas e projetos da Pasta em uma área de 350 m2.

A feira encerrou ontem (11) na Serra Gaúcha e reuniu mais de 15 mil profissionais do setor de todo o Brasil e de outros 65 países credenciados, o que garantiu à 30ª edição o mais alto índice de participação internacional já registrado na história da Festuris. O evento é considerado um dos mais tradicionais para se fazer negócios do setor no Brasil.

O estande do MTur promoveu 12 estados brasileiros, que estão divulgaram aos visitantes alguns de seus principais atrativos. Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe marcaram presença no espaço. Além disso, Parques e Florestas Nacionais também puderam divulgar seu potencial para contribuir com o turismo brasileiro, ação realizada por meio da parceria entre MTur e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Considerado o país mais competitivo do mundo em atrativos naturais, o Brasil tem todas as condições de ampliar sua participação no turismo de natureza.

“Nós precisamos comercializar o Brasil dentro do nosso país, é por isso que estamos aqui neste momento. À medida que as empresas comercializam, elas se capitalizam – e isso gera mais postos de trabalho, mais renda, mais oportunidades para o brasileiro. O turismo pode fazer com que o ciclo econômico no Brasil seja maior e também mais veloz”, atestou Vinicius Lummertz, em referência à capacidade do turismo em ajudar o Brasil a restabelecer o crescimento da economia nacional.

Os visitantes da feira conferiram de perto o Mercado da Agricultura Familiar, uma área destinada à comercialização produtos da agricultura familiar provenientes de cooperativas de pequenos produtores das mais diversas regiões do Brasil. Outra atração do espaço institucional foi a Cozinha Show, pensada para divulgar os pratos típicos da culinária brasileira com a utilização de ingredientes da agricultura familiar. A gastronomia brasileira foi aprovada por mais de 90% dos turistas estrangeiros que estiveram no país em 2017.

Dia do Hoteleiro 

Como parte das comemorações do Dia do Hoteleiro, o ministro participou de almoço promovido pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio Grande do Sul (ABIH-RS), onde foi reforçado a importância do setor para a economia do país. “Uma terra deve muito a quem acolhe seus visitantes e sem dúvida o turismo brasileiro tem muito a agradecer a contribuição deste setor. Mas precisamos lembrar que precisamos estar cada vez mais abertos a receber mais visitantes e também investimentos, assunto fundamental para o desenvolvimento econômico do país”, disse.

O segmento hoteleiro responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos, além de garantir 675 mil empregos indiretos em todo o Brasil. Segundo o censo de hospedagem do MTur, são mais de 31,3 mil estabelecimentos de hospedagem em todo o Brasil, o que mostra a dimensão do segmento e sua relevância econômica.

15 mil participantes e 400 jornalistas

Para ativar a interatividade com as atrações oferecidas aos 15 mil participantes e aproximadamente 400 jornalistas, o  evento dividiu-se em: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, Feira de Negócios, no Serra Park, e mais de 200 ações paralelas espalhadas em Gramado e Canela por três dias.

Estados Unidos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai, Israel, Paraguai, Argentina, Colômbia, Egito, África do Sul, Costa do Marfim, Mônaco e Noruega foram alguns dos países expositores com estande próprio na Feira de Negócios. Além dos 65 destinos internacionais, o evento teve todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país. São 2.500 marcas e destinos distribuídos em 25 mil metros de área construída.

O evento é concebido e organizado pela Rossi & Zorzanello – Eventos e Empreendimentos, principal empresa com 30 anos, organizadora de eventos no Sul do país e detentora de marcas como Chocofest, Gramado Summit e Copa Internacional LGBT.

Artur Hugen, com Edição: Vanessa Sampaio/Fotos: Roberto Castro/MTur/Divugação