Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Alunos da Emeb Fausta Rath irão conhecer pontos turísticos de Florianópolis

Tamanho da letra A+ A-
A turma do 9° ano passará pela Praia do Forte, artes rupestres do Costão do Santinho e o Forte de Santana, além dos shoppings Floripa e Continente

Alunos do 9° ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Fausta Rath, do bairro Vila Mariza, estão eufóricos e na contagem regressiva para a chegada da tão esperada viagem da turma a Florianópolis.

A visita à capital do Estado está programada para o feriado de 15 de novembro, próxima quinta-feira. A saída será logo cedinho, às 5h35, para que o dia seja bem produtivo, com retorno a Lages por volta das 18h.

Ao todo serão 26 alunos, com idades entre 14 e 17 anos. A viagem foi organizada pelos professores regentes da turma, Edenir Erimar Espindula e Rubia Silva Knoll Weiss, que lecionam as disciplinas de História e Geografia. Outros professores devem acompanhá-los para garantir a segurança de todos.

Uma programação foi elaborada com visitas a pontos turísticos e históricos. A primeira parada será na Praia do Forte, onde os alunos terão a oportunidade de entrar na água e se divertir e conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Alguns deles vão ver o mar pela primeira vez, e estão ansiosos pela experiência. “Será a primeira vez que estarei de frente com o mar, e mal posso esperar por este momento”, comenta o aluno Nilson Farias Muniz, 15 anos.

O aluno Igor Patrick Pereira conta que a última viagem ao litoral foi com seus pais, há dois anos, e está com grande expectativa, principalmente por conhecer os pontos turísticos. Outra aluna que conta as horas para a viagem é Evelin dos Santos. “Irmos todos juntos, amigos de tantos anos, com certeza será muito divertido. Também terá muito aprendizado”, diz.

Outros pontos serão visitados, como as artes rupestres do Costão do Santinho e o Forte de Santana. O almoço será no Floripa Shopping e o jantar no Continente Shopping. “O que nos motivou foi a possibilidade de interação dos alunos com a parte histórica e símbolos culturais de Santa Catarina, e levá-los para visitar o que normalmente são conhecidos apenas através dos livros. Será uma viagem gratificante e enriquecedora para todos nós”, diz o professor Edenir.

A escola firmou parceria com a Secretaria da Educação, o Sest Senat e a empresa de turismo Manfred, que disponibilizaram a logística e o transporte para que a viagem fosse realizada. O passeio é também uma atividade de encerramento da trajetória destes alunos na escola, pois a formatura está marcada para o dia 4 de dezembro. “A maioria dos alunos estão com a gente desde o pré-escolar, então esta é uma ótima maneira de encerrar com chave de ouro todos esses anos de estudo e dedicação na instituição”, comenta a professora Rúbia.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Toninho Vieira