Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bolsonaro reúne-se com Maia, Eunício, Guedes e governadores hoje em Brasília

Tamanho da letra A+ A-
O presidente eleito tem reuniões com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), com embaixadores, com governadores eleitos

Jair Bolsonaro (PSL) tem agenda cheia em Brasília nesta quarta-feira (14). O presidente eleito tem reuniões com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), com embaixadores, com governadores eleitos e com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

O café da manhã com o presidente da Câmara será no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde está organizado o seu governo de transição. Apesar de Maia pleitear a reeleição, a equipe de Bolsonaro –e o próprio militar– não querem o demista à frente da Câmara em 2019. Como retaliação, Maia pode pautar projetos que elevem as despesas para o novo governo, as conhecidas pautas bomba. O clima é de impasse.

No meio da manhã, Bolsonaro receberá a visita dos embaixadores do Chile, Emirados Árabes Unidos, França e Reino Unido e um telefonema do secretário-geral da ONU, o português António Guterres.

Logo depois, no almoço, Bolsonaro se reunirá com 18 governadores eleitos e com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), no CCBB –eis os nomes confirmados.

O presidente eleito ainda fará uma reunião com Paulo Guedes.  O futuro ministro da Economia apresentará as propostas para uma renegociação do pacto federativo antes de voltar para o Rio.

Na terça-feira (13), o Diário Oficial da União trouxe o nome da  primeira mulher a compor a equipe de transição: Rosemeiry Alves Soares Padilha. Ela atuará em um “Cargo Especial de Transição Governamental”.

Outro nome que também integrará o governo de Bolsonaro é o do general da reserva do Exército Fernando Azevedo e Silva. O anúncio foi feito pelo próprio presidente eleito pelo Twitter. Azevedo e Silva será ministro da Defesa.

Artur Hugen, com Poder 360/Foto: Sergio Lima/Poder 360

Agenda do presidente eleito em Brasília:

  • toma café da manhã com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia;
  • recebe ligação do secretário-geral da ONU, António Guterres, e visita dos embaixadores do Chile, do Emirados Árabes Unidos, da França, do Reino Unido;
  • participa de reunião dos governadores no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil);
  • participa de almoço com governadores eleitos e o presidente do Senado, Eunício Oliveira;
  • reúne-se com o futuro ministro Paulo Guedes (Economia);
  • retorna para o Rio de Janeiro.