Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil intensifica presença no mercado chines

Tamanho da letra A+ A-
Representantes de países de língua portuguesa em evento na China

Com o objetivo de reforçar a meta de inserir de vez o Brasil no mercado de viagens da China, que movimenta US$ 250 bilhões anualmente na economia mundial, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) marcou presença no Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, promovido em Macau, no mês passado.

A representante do Instituto, Ludmila Magro, participou de uma série de atividades, que incluíram palestras temáticas, as quais serviram para apresentar cooperação na área de turismo, convenções e exposições.

De acordo com a técnica da Embratur, “a aproximação do Instituto com as atividades do Fórum de Macau abre oportunidade de entrar no mercado chinês, ultrapassando entraves atuais, como a língua, o entendimento do modo de trabalho ocidental e questões burocráticas”. 

Durante a ação, promovida em ouitubro, entre representantes chineses e de países de língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, foram realizadas, também, visitas técnicas às entidades de turismo e do governo da região para troca de informações. Os convidados tiveram também a oportunidade de participar da 10ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, da 23ª edição da Feira Internacional de Macau e da Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2018.

Ainda dentro do escopo da agenda na China, a Embratur presenciou a escolha do Brasil para assumir a cadeira de País convidado de honra, junto com a Argentina, da próxima edição do Fórum Global de Economia do Turismo 2019 (GTEF, na sigla em inglês), que será realizado de 22 a 24 de outubro de 2019. Os dois países sul-americanos sucedem uma das mais vibrantes economias do mundo, a União Europeia, convidada de honra da edição 2018 do evento.

“No próximo ano, quando o Brasil será destaque no próximo Fórum Global de Economia do Turismo, os olhos estarão voltados para nosso potencial em receber investimentos e o turista chinês que busca cada vez mais experiências de qualidade e diferenciadas”, completou a representante da Embratur.

Ações no mercado

Este ano, a Embratur promoveu em solo chinês o fortalecimento de ações conjuntas com países sul-americanos como a Argentina, para promoção de roteiros integrados. Foz do Iguaçu (PR) foi apresentada especialmente por ser um destino compartilhado entre os dois países e com grande atração de turistas chineses.

Em maio, o Instituto participou da ITB China, maior feira de turismo do continente asiático, com uma comitiva de 12 organizações brasileiras dos setores público e privado para fechar negócios com os receptivos chineses. Foram promovidos, em Shanghai, roadshows com a presença de mais de 600 representantes de empresas do trade turístico local.

Também este ano, a Embratur lançou o novo produto “Mercado China”, com informações específicas do turismo chinês. O material foi desenvolvido com o intuito de aumentar a compreensão sobre o mercado para facilitar a atuação no país e subsidiar o trade brasileiro para que as empresas nacionais entendam as tendências e as oportunidades da China, e atendam às exigências dos turistas chineses.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação

O documento, com as características gerais sobre o mercado chinês, está disponível no site: http://trade.visitbrasil.com.