Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Prêmio Nacional do Turismo registra 241 iniciativas e casos de sucesso inscritos

Tamanho da letra A+ A-
Morro do Corcovado, uma das paisagens-símbolo do turismo no Rio de Janeiro, cidade que vai sediar a cerimônia de premiação dos vencedores em 5 de dezembro

As propostas habilitadas para concorrer ao Prêmio Nacional do Turismo 2018 somam 241 participações de todo o Brasil, das quais 208 foram habilitadas pelo Ministério do Turismo.

Iniciativas e casos de sucesso foram inscritas em sete categorias: monitoramento e avaliação do turismo (16 projetos); qualificação e formalização no turismo (18); valorização do patrimônio pelo turismo (48); turismo de base local e produção associada ao turismo (46); turismo social (17); inovação tecnológica no turismo (28); e marketing e apoio à comercialização do turismo (35).

As propostas inscritas foram habilitadas na fase inicial, de caráter eliminatório, que consistiu na verificação da documentação solicitada pelo edital. A classificação de três finalistas por categoria ainda vai passar pela análise meritória e também eliminatória das iniciativas.

Os três finalistas de cada categoria serão anunciados em 28 de novembro. A seleção final será apresentada em cerimônia de premiação, quando serão divulgadas as propostas melhor classificadas nas sete categorias. Disputam o prêmio instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

As iniciativas homologadas obedecem aos critérios adotados para a premiação, como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses.

Outro critério para o caso de sucesso ter sido aceito pela comissão julgadora foi a apresentação de resultados de mensuração de impactos diretos ou indiretos no turismo.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a alta qualidade das propostas inscritas é um indicativo de que o prêmio vai se transformar em um termômetro de mercado e de performance do setor. “Ao identificar e disseminar as melhores práticas do turismo brasileiro, reconhecendo a importância desses exemplos para o desenvolvimento turístico e divulgando casos que podem ser reproduzidos em outros destinos turísticos nacionais, estamos reconhecendo e aplaudindo nossos avanços, nossos líderes e o pensamento moderno que está presente no mercado de Viagens do país”, avalia.

Vote agora

Segue aberta até o dia 29 a votação popular que vai apontar os profissionais vencedores nas catgorias Academia, Governo, Iniciativa Privada, ONGs e Imprensa/Mídias Sociais da 1ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. Até o momento, o Ministério do Turismo contabiliza 35.254 votos válidos.

Para votar entre na página do Prêmio Nacional do Turismo CLICANDO AQUI e faça sua escolha entre os cinco finalistas de cada categoria.

Sobre o prêmio

O Prêmio Nacional do Turismo 2018 – Iniciativas e Casos de Sucesso tem caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedido na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada categoria, e certificados, entregues aos finalistas. O prazo para inscrição das propostas foi encerrado na última quinta-feira (15).

A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada a partir das 19h do dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MTur.

Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/Edição: Vanessa Sampaio/Foto: Bruna Prado/Banco de Imagens MTur Destinos