Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Maria Fumaça volta a Lages para brilhar no Natal Felicidade

Tamanho da letra A+ A-
projeto “Nos Trilhos do Natal” será composto por um trem Maria Fumaça, uma locomotiva de suporte a diesel com sete vagões, todos iluminados, decorativos em celebração à data mais aguardada no mundo inteiro

Ele sempre vem de trenó para acarinhar as crianças, devolver aos adultos o tempo de infância, trazer presentes e doces, renovar os sonhos e a pureza que nunca devem perecer dentro do coração de cada ser humano, em um mundo tão conturbado e que busca o resgate da essência da vida.

Esta é a principal missão do Papai Noel, e a hora de vê-lo está cada vez mais próxima. Pois então, todos estão acostumados a ver o Bom Velhinho tradicionalmente com suas renas ou descer pela chaminé, mas vai ser diferente em 28 cidades do Sul do Brasil neste 2018.

O projeto “Nos Trilhos do Natal” será composto por um trem Maria Fumaça, uma locomotiva de suporte a diesel com sete vagões, todos iluminados, decorativos em celebração à data mais aguardada no mundo inteiro.

O Papai Noel estará no último vagão, com música para animar o público à espera. É um trem de exibição, não haverá passageiros e nem passeios desta vez. “Nos Trilhos do Natal” prestigiará 27 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais Rio Negro, no Paraná, com exibições de 25 de novembro a 19 de dezembro.

A locomotiva mais querida retornará à Serra em breve. Como uma das atrações do Natal Felicidade, passará por Lages nos dias 15 e 16 de dezembro, percorrendo todo o perímetro urbano da linha férrea, em torno das 20h45min, apitando e divertindo as crianças que moram nos bairros Guarujá, Gethal, Pisani, Jardim Panorâmico, São Miguel e Ferrovia. Mas para quem tem pressa, já pode ficar feliz com antecedência, pois o trem com a personalidade mais famosa do Natal está prestes a descer na Estação Ferroviária do bairro Ferrovia na segunda-feira (26 de novembro), entre 20h30min e 22h.

O trem iluminado deve emocionar pessoas de todas as idades. Com seu “ho, ho, ho!”, o Bom Velhinho irá desembarcar na Estação do Ferrovia e entregar balinhas. Depois seguirá ao vizinho Estado gaúcho. “Aproveitem para ‘tirar’ fotos com o trem todo iluminado e abraçar e posar com o ícone Papai Noel, eternizando este momento. Serão noites marcantes e mágicas”, convida o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho.

Os eventos terão a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Diretoria de Turismo, e da Fundação Cultural de Lages (FCL), sendo que esta é a organizadora da programação do Natal Felicidade 2018 (desenvolvida de 7 a 23 dezembro), a ser divulgada nos próximos dias. A prefeitura irá colaborar com a organização e iluminação da Estação, com disponibilidade de parte da Megabanda para embalar o “Nos Trilhos do Natal”.

A máquina será a mesma dos passeios feitos em 2017 e 2018 de Lages até a antiga Estação Berlande e localidade de Escurinho, consiste na locomotiva a vapor 204, Modelo 2-6-6-2 Mallet, fabricação “The Baldwin Locomotive Works” em 1950 nos Estados Unidos (EUA), e partirá de Rio Negrinho. Este é um programa social de Natal, desenvolvido entre os parceiros Rumo Logística e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Tudo começou em Curitiba

O primeiro passeio de trem natalino deste modelo foi promovido em Curitiba (PR) e região metropolitana no ano passado, abrangendo, diretamente, dois milhões de espectadores. “Foi extremamente elogiado, um dos principais programas de Natal na capital do Paraná. Este trem poderá ser enquadrado nas programações natalinas de cada município por onde passar. A viagem tem como objetivo atingir o maior número de cidades catarinenses e gaúchas, levando a magia natalina às pessoas, proporcionando que todos voltem a sonhar, que abrilhantem os olhos das nossas crianças com essa atmosfera do Natal”, salienta o diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg.

Para participar das exibições o público deve estar atento à agenda e ao horário, e não perder esta chance. O calendário completo das 28 cidades está na galeria de imagens desta matéria.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/Fotos: Divulgação