Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

GTT Náutico se reúne em Florianópolis

Tamanho da letra A+ A-
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, falou aos prefeitos presentes

Florianópolis realizou na sexta-feira (30) da reunião da 27ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico do Ministério do Turismo. Na pauta do evento, realizado em parceria com o GT Náutico do Estado de Santa Catarina, a apresentação do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, do Projeto Orla, e da entrega dos certificados de Bandeira Azul para seis praias catarinenses, estado com maior concentração de certificações.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, acompanhado do prefeito de Florianópolis em exercício, João Batista Nunes, e do secretário de Turismo do estado, Tufi Michereff Neto, participaram do evento.

“O turismo náutico é um segmento que tem muito a contribuir com a economia brasileira, inclusive a geração de postos de trabalho. Temos uma demanda por 33 mil vagas para embarcações e cada uma delas tem capacidade para gerar quatro empregos, o equivalente a 132 mil vagas. Não faz sentido abrir mão disso.

O Brasil tem mais de 7,4 mil quilômetros de litoral e 42 mil quilômetros de rios navegáveis. É um potencial enorme de mercado que não pode ser negligenciado e Santa Catarina é um exemplo de potencial não aproveitado”, afirmou o ministro Vinicius Lummertz.

O evento foi marcado pela entrega da certificação internacional Bandeira Azul para praias e empreendimentos turísticos. O programa certifica localidades que seguem critérios de educação e gestão ambiental e mantém a boa qualidade da água, bem como adotam iniciativas de preservação da natureza e responsabilidade social.

Receberam o reconhecimento as praias de Palmas; Praia Grande; Estaleiro; Estaleirinho; Piçarras e Lagoa do Peri; as marinas Tedesco e Iate Clube de Santa Catarina, além da embarcação de mergulho, Água Viva Mergulho.

O secretário de Turismo do estado, Tufi Michereff Neto, reforçou o potencial turístico do estado. “Com muito orgulho recebemos essa semana mais um título da revista Viagem e Turismo de melhor destino turístico do país, além da informação do MTur de que o estado com maior perspectiva de investimento na hotelaria é o nosso. Esses dados só comprovam que estamos em um bom momento para discussão e valorização da atividade e uma reunião como essa permitirá que a gente avance no turismo náutico e negócios do mar”, comentou.

O prefeito em exercício da capital catarinense reforçou os investimentos que vem sendo feitos na cidade. “Nunca se investiu tanto em balneabilidade como agora. Foram R$ 417 milhões para melhorar a qualidade das águas destinadas à recreação, possibilitando o banho e atividades esportivas, e isso tudo vai ao encontro do que preconiza o Bandeira Azul’, comentou João Batista.

Artur Hugen, com Livia Nascimento/Foto: Roberto Castro/MTur