Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Simplás apresenta boas práticas de representação sindical na Fiergs

Tamanho da letra A+ A-
projeto Plástico do Bem, que proporciona noções de Economia Circular a crianças em idade de alfabetização, é destaque entre as boas práticas do Simplás

Em tempos de reavaliação das competências e relevância da representação sindical na sociedade, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) surge como exemplo positivo. Nesta quarta-feira (5), a partir das 8h, o vice-presidente Gelson Oliveira, e o diretor executivo Zeca Martins apresentam o case de boas práticas da entidade, em Porto Alegre (RS), a convite da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O Simplás mantém contínuos programas de estímulos a participações em feiras e missões pelos associados, inclusive com organização de estandes coletivos e aporte de recursos, oferece assessoria jurídica, desenvolve sucessivos cursos de capacitação voltados também para o público externo ao do próprio sindicato, como Gestão na Prática e Liderança, e investe cada vez mais em iniciativas de educação ambiental com inclusão social.

“O sindicato é o canal de intermediação entre a categoria e a sociedade. E, no caso do Simplás, buscamos sempre dar retorno desta responsabilidade assumida, tanto na forma de benefícios para os associados, como de melhorias para a comunidade. O papel da representação sindical, de modo geral, é o de se fazer presente e útil na vida das pessoas”, comenta Oliveira.

“Ao mesmo tempo em que o sindicato faz a interlocução do seu representado com pleitos e ideias junto ao governo ou a outras entidades, também cria novas possibilidades de participação e evolução para toda a sociedade. O Simplás, por exemplo, proporciona às crianças o aprendizado da economia circular em plena idade de alfabetização, por meio do projeto Plástico do Bem”, complementa Martins.

Além do Simplás, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) também foi convidado a apresentar suas boas práticas na Fiergs, nesta quarta-feira (5).

Artur Hugen, com Gabriel Izidoro/Foto: Vanessa Weber

Sobre o Simplás

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) representa mais de 400 empresas de transformação que geram cerca de 9,5 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real), com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), pelo número de empresas instaladas, a região concentra o segundo maior polo de transformação de material plástico do país. E figura entre as cinco maiores geradoras de empregos do setor no Brasil.