Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comenda Câmara Cascudo será entregue nesta segunda-feira

Tamanho da letra A+ A-
Historiador, advogado, antropólogo e jornalista, Luiz da Câmara Cascudo dedicou-se ao estudo da Cultura

O Senado fará uma sessão especial no Plenário para entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. O evento está marcado para as 11h desta segunda-feira (10).

Criada em maio deste ano, a premiação destina-se a homenagear personalidades, instituições e grupos que tenham oferecido contribuições relevantes ao registro e ao fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil.

Nesta primeira edição, serão homenageadas uma instituição e quatro personalidades: Antônio Francisco Teixeira de Melo, cordelista, reconhecido publicamente pela musicalidade de seus poemas; Nelson da Rabeca, ex-cortador de cana alagoano que decidiu fazer o seu próprio violino e mais de 6 mil instrumentos no fundo de sua casa; Nilson Rodrigues da Fonseca, autor, produtor e roteirista de TV e cinema; Pedro Baião, portador de síndrome de Down, que é ator de teatro e de televisão; e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), fundada em 1946, que congrega editores, distribuidores, livreiros e vendedores porta a porta.

O conselho, criado em maio por resolução do Senado, também decidiu homenagear in memorian Deífilo Gurgel, falecido em 2012 aos 84 anos, folclorista que dedicou grande parte da sua vida a preservar e tornar conhecida as tradições culturais do Rio Grande do Norte;  João Carlos D’ Ávila Paixão Côrtes, falecido em 2018 aos 91 anos, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, considerado referência na promoção e preservação dos costumes gaúchos; e Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, capoeirista assassinado após uma discussão política durante o primeiro turno das eleições de 2018.

Folclore

Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi historiador, antropólogo, advogado e jornalista. Viveu em Natal (RN) e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Pesquisador das manifestações culturais, deixou extensa obra, entre as quais O Dicionário do Folclore Brasileiro, de 1952.

proposta da criação da comenda partiu da senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

A comenda será dada pelo Senado anualmente a cinco personalidades, instituições ou grupos, analisados por um conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento na Casa.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Reprodução