Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo de Santa Catarina lança obra detalhada sobre Águas Subterrâneas

Tamanho da letra A+ A-
Hoje, sabe-se que a fartura hídrica existente em Santa Catarina está vinculada às chuvas regulares que caem sobre as 10 regiões hidrográficas

Para enfrentar a crise hídrica do planeta, é preciso agir localmente. E muitos dos problemas aquíferos encontrados na região Sul estão expostos com riqueza de detalhes no livro Águas Subterrâneas, um Patrimônio Catarinense, produzido com recursos da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).

"O uso consciente da água é uma premissa de todos, sendo fundamental o papel do poder público em identificar as oportunidades e os desafios", disse o titular da pasta, Adenilso Biasus, na apresentação do livro. 

Com 160 páginas e imagens feitas principalmente pelo fotojornalista Antonio Carlos Mafalda e textos de Imara Stallbaum, a obra será lançada na tarde do dia 11 de dezembro, em Florianópolis, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que também apoiou o projeto.

O lançamento ocorrerá durante o seminário, que inicia às 14hs desta terça-feira, o qual pesquisadores da Rede Guarani/Serra-Geral (RGSG) apresentarão os resultados e as perspectivas do projeto que estuda a hidrogeologia e a geoquímica das águas superficiais e subterrâneas na região dos sistemas aquíferos Guarani e Serra Geral.

Hoje, sabe-se que a fartura hídrica existente em Santa Catarina está vinculada às chuvas regulares que caem sobre as 10 regiões hidrográficas. Mas já não há mais dúvidas de que ela também é fortemente influenciada pelos dois reservatórios existentes embaixo de 158 dos 295 municípios catarinenses. Em torno de 80% desses 158 municípios são abastecidos pelo aquífero da Serra Geral e pelo Guarani, e as atividades econômicas neles desenvolvidas contribuem para cerca de 30% do PIB catarinense.

O projeto RGSG nasceu em meados dos anos 2000, em razão das ameaças que comprometiam a qualidade dessas duas “caixas d`água subterrâneas”. A rede é coordenada pelo geólogo Luiz Fernando Scheibe, um dos maiores especialistas em águas subterrâneas do país, há décadas professor da Universidade Federal de Santa Catarina, uma das 10 universidades catarinenses envolvidas, além de várias outras instituições estaduais.

"O Governo do Estado vem, nos últimos anos, fomentando estudos e estabelecendo ações voltadas à preservação de nosso patrimônio natural e à educação ambiental dos catarinenses. O futuro das próximas gerações estará condicionado à maneira como tratamos nossa água desde já", escreveu o governador Eduardo Pinho Moreira no prefácio da obra.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Divulgação/RGSG-SC

Serviço:

O QUE: Seminário Rede Guarani/ Serra-Geral e Lançamento do livro Águas subterrâneas

QUANDO: 11 de dezembro, 14h

ONDE: Auditório da FAPESC - Rodovia José Carlos Daux 600 (SC 401), Km 01 - Módulo 12A – CELTA - 6° Andar - Bairro João Paulo, Florianópolis